Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Novembro de 2021 às 18:33
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Mato Grosso é o segundo estado que teve aumento nas vendas do comércio varejista — Foto: Marcus Mesquita/Prefeitura de Cuiabá
Mato Grosso é o segundo estado que teve aumento nas vendas do comércio varejista — Foto: Marcus Mesquita/Prefeitura de Cuiabá

Mato Grosso e o Acre foram os únicos estados que tiveram aumento nas vendas do comércio varejista de agosto para setembro deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UBGE), o setor varejista cresceu 0,2% no estado.

O resultado positivo nas vendas do setor varejista de agosto a setembro só foi visto nos dois estados. O Acre, por sua vez, registrou o maior crescimento, de 0,4%.

As vendas caíram mais em Mato Grosso do Sul (-3,9%), Santa Catarina (-3,6%) e Rio Grande do Norte (-3,4%).

De acordo com o IBGE, Mato Grosso ainda teve uma variação positiva de 1,5% em um ano no setor varejista.

Em relação a receita de vendas no comércio, em um ano houve uma variação de 8,2%. Se comparado com setembro do ano passado, a receita deste ano foi ainda maior, teve uma variação de 9,1%.

Aumento de empregos

De acordo com dados do Caged, em 12 meses, houve picos de admissões e, em contrapartida, quedas significativas no índice em Mato Grosso.

Janeiro deste ano teve o maior aumento, saindo de um saldo negativo e atingindo o pico de 12.657 novas vagas no estado. Junho e julho deste ano também foram meses com saldos positivos, entre 11 mil e 12 mil novos postos.

Neste ano, os meses que não tiveram bons resultados foram março, abril, maio e agosto.

Mato Grosso ficou em 2º lugar no Centro-Oeste e 9º dentre os estados brasileiros.

No estado foram 41,1 mil admissões contra 35,1 mil desligamentos no período, registrando um saldo de pouco mais de seis mil novas vagas de trabalho.

O setor de serviços registrou o maior saldo (3,12 mil), seguidos da construção (1,15 mil), indústria geral (1,11 mil) e comércio (864). A agropecuária foi o único a apresentar saldo negativo no mês (-230).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448270/visualizar/