Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 24 de Novembro de 2021 às 06:11
Por: Por G1 MT

    Imprimir


o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança, circo entre outros — Foto: Reprodução
o catálogo virtual da 1º PISO deverá agregar múltiplas linguagens. Nele podem constar espetáculos de teatro, dança, circo entre outros — Foto: Reprodução

Artistas das artes cênicas de Mato Grosso estreiam nesta terça-feira (23), às 19h, a plataforma 1º Piso. A iniciativa reúne toda a cadeia produtiva de uma produção artística, desde a criação até a difusão do conteúdo cultural.

A plataforma concentra diversos trabalhos de diferentes artistas. “Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite.

Ela conta que a ideia também é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas do setor. Acesse o site para conferir a plataforma.

Incentivado pela Lei Aldir Blanc, a plataforma pretende incentivar novas produções. “Chamamos a plataforma de 1º piso como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo.

Na prática, a 1º Piso funcionará como uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

As atividades promovidas na 1º Piso ocorrem nos chamados ‘cômodos virtuais’. “A plataforma também convida para que possamos fazer do espaço onde a gente vive um lugar de criação. Por isso a 1º Piso também é uma casa”, complementa o publicitário, in-Próprio e integrante do projeto, Alexandre Cervi.

Em novembro e dezembro, a 1º Piso oferece uma programação gratuita com palestra, curso, bate-papo e exibição de espetáculo. A primeira temporada de apresentações fica por conta dos anfitriões do in-Próprio Coletivo, que exibem “Quando tudo era mar”.

A plataforma 1º Piso é um projeto viabilizado pelo Edital MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448569/visualizar/