Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 02 de Dezembro de 2021 às 11:55
Por: Dayanne Santana | Secel-MT

    Imprimir


Espetáculo
Espetáculo "Bereu" da Cia. de Teatro Cena Onze - Foto por: Divulgação

Mato Grosso integra, de 02 a 05 de dezembro, o circuito do Festival Nacional Satyrianas, com apresentações virtuais e presenciais no Cine Teatro Cuiabá, Casa Cuiabana e Cine Xin, em Cáceres. Em 2021, o tema é “Onde o tempo não para”, inspirado na música de Cazuza (O Tempo não Para). O festival reúne atrações nacionais e internacionais do teatro, dança, cinema, circo, performance, música e projetos especiais.

O festival acontece há muitos anos em São Paulo (SP). Desde 2017, com a criação da MT Escola de Teatro, em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Unemat e Adaap, os alunos e artistas de Mato Grosso se apresentam nas Satyrianas, presencialmente.

A programação local conta com 38 atrações. Entre eles está a Inclusão Literária, de Clovis Matos, lançamento do Single Dias de Sombras, da Banda Lord Crossroads, apresentação do conto Corá, de Eduardo Mahon, a peça Bereu, da Cia Cena Onze de Teatro, e a leitura dramática da peça “Liquidação”. Confira a programação completa aqui.

De acordo com a coordenadora administrativa e de produção da MT Escola de Teatro, Flávia Taques, para esta edição, estima-se um público em torno de 1000 pessoas de forma presencial e mais de 3 mil online. “Em 2020, o festival foi totalmente online, em razão da pandemia. Este ano, será híbrido e em diversas cidades, entre elas Cuiabá e Cáceres”, explica.

Em suas últimas edições, o festival contou com a participação de mais de 5 mil artistas, em média anual, ofereceu 600 atrações e atingiu um público de cerca de 50 mil espectadores. Com ingressos pague quanto puder, o público pode retirar o ingresso gratuitamente ou pagar qualquer quantia para cada atração, sendo a opção totalmente livre.

A inspiração na música de Cazuza surgiu como forma de representar o sofrimento pelo qual os brasileiros estão passando. “Se prestarmos atenção na letra, ela expressa muito do que estamos sentindo atualmente. É uma mobilização dos artistas em um momento difícil”, ressalta Flávio Ferreira, diretor do Cena Onze.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é apoiadora do evento. Os polos alinhados são Cuiabá e Cáceres que contam com a parceria da Associação Cultural Cena Onze, MT Escola de Teatro e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tudo será possível através dos Satyros com a Associação dos Artistas Amigos da Praça de São Paulo (Adaap).

Serviço

Festival Satyrianas 2021

Quando: de 02 a 05 de dezembro

Onde: Cine Teatro Cuiabá, Casa Cuiabana e Cine Xin, em Cáceres

Quanto: ingressos pague quanto puder

Informações e programação: http://www.satyrianas.com.br/

*Com informações da assessoria





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/448843/visualizar/