Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 28 de Janeiro de 2022 às 08:38

    Imprimir


O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que não há estrutura suficiente para atender a demanda de testes de Covid-19 neste momento, e lamentou que “curiosos” estejam procurando os testes nas unidades de saúde. O gestor afirmou que 53 mil testes foram realizados em 24 dias, e alertou que só pessoas com sintomas ou que morem com infectados devem buscar os exames.

“Nós fizemos um planejamento no começo do ano, 70 mil testes rápidos para 3 meses. Começou essa onda, em 24 dias foram 53 mil testes. Não há estrutura no mundo que consiga atender a demanda, não há oferta no mundo que seja rápida, com todas as responsabilidades que temos num processo licitatório, não tem como. Não posso sair na farmácia, no laboratório ou na indústria comprando, tem toda uma responsabilidade do patrimônio público. Vocês estão entendendo minha dificuldade?”, lamentou, durante entrega de asfalto no Jardim União na noite de quarta-feira (26).

Mais cedo, no mesmo dia, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota alertando que não havia mais testes disponíveis na cidade, e nem previsão de quando haveria. A nota também afirmava que a Secretaria estava em fase de aquisição emergencial de 70 mil kits de testagem rápida de antígeno e que aguardava a finalização do processo para posterior entrega por parte do fornecedor.

Emanuel lamentou o ocorrido, e pediu compreensão à população. “Eu sei que todo mundo quer testar, mas existem critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O teste não pode ser uma curiosidade, ah, vou lá agora ver se estou ou não com Covid. Você tem que ter sintomas, em primeiro lugar, ou tem que morar com alguma pessoa que esteja com Covid. Então fico altamente preocupado com essa situação, ela é muito angustiante, está se propagando muito rápido”.

O prefeito ainda aproveitou para dizer que estava preocupado com o que virá pela frente, e citou o show previsto do cantor Gusttavo Lima, para mais de 30 mil pessoas na Arena Pantanal. “Precisa haver... ser algo mais uníssono a secretaria municipal de saúde, não só de Cuiabá, mas do estado inteiro, principalmente de Cuiabá, que carrega a saúde do estado nas costas, sentar com o a saúde do Estado, com o Ministério da Saúde, que está sempre em interlocução, e tomar medidas em conjunto. A população tentar compreender esse momento difícil”.

Mudança nas regras para teste

Diante do aumento da procura por testes de Covid-19 na rede pública de saúde, o município de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou na quinta-feira (27) uma portaria limitando a testagem para pessoas com sintomas ou que tiveram contato próximo com positivados. Além disso, a portaria detalha o tempo e isolamento de pessoas que foram infectadas pelo vírus.Dentre as justificativas estão o fato de a “ampliação da realização de testes diagnósticos e oportuna identificação de casos” serem “instrumento vital para conhecimento do comportamento da doença no município”, mas que é necessário o “Uso racional de testes de diagnóstico”.

A Prefeitura alertou que os exames serão priorizados aos pacientes sintomáticos ou aos que tiveram contato próximo com casos positivos. Sobre o tempo de isolamento, determinou:

I - Pacientes sintomáticos com teste positivo para Covid-19: isolamento de 10 (dez) dias para retorno as atividades laborais sem necessidade de refazer NOVO teste (se apresentar sintomas deverá resguardar e orientar se com seu médico e só retornar as atividades quando não tiver mais sintomas).

II - Pacientes Assintomáticos positivados: isolamento de 7 dias, e se não apresentar sintomas nesse período, retorno as atividades sem necessidade de refazer NOVO teste.

Após 10 dias: se o paciente estiver sem sintomas respiratórios não precisa fazer o teste e pode sair do isolamento.

Por fim, a portaria ainda indica que quem teve contato com um caso confirmado de Covid-19 deve aguardar de 5 a 6 dias, contando da data da última exposição, para comparecer à Unidade Básica de Saúde. Para ser atendido e ter acesso ao teste, a pessoa deverá conter um “Termo de Declaração e Consentimento” assinado pelo médico do caso confirmado.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/449932/visualizar/