Detran realiza blitz educativa em áreas escolares da Baixada Cuiabana A ação faz parte da campanha “Volta às Aulas 2022 - Juntos Salvamos Vidas”, com o objetivo de orientar a comunidade escolar e pedestres a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito
Com o início do ano letivo nas escolas públicas e privadas do Estado, o trânsito tende a ficar mais intenso, principalmente nos horários de pico. Para prevenir acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), através da Gerência de Ações Educativas, realizará, a partir da próxima semana, diversas blitzes educativas em áreas escolares da Baixada Cuiabana com orientações sobre segurança no trânsito.
A ação faz parte da campanha “Volta às Aulas 2022 - Juntos Salvamos Vidas”, promovida pelo Detran com o objetivo de orientar a comunidade escolar, pais, alunos, motoristas e pedestres a adotarem comportamentos mais seguros no trânsito.
Conforme a gerente de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida, nas abordagens serão levados temas como a utilização da faixa de pedestre pela comunidade escolar, a importância do uso dos equipamentos de retenção no veículo para o transporte seguro de crianças como o bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação e cinto de segurança, seja por transporte particular ou escolar. Também será informado às pessoas quanto às paradas de veículos em locais proibidos, em frente à escola ou arredores.
“É importante que os pais e alunos respeitem e utilizem a faixa de pedestres. Além disso, os motoristas devem observar com cautela a descida e entrada da criança ou adolescente no veículo, parando sempre ao lado da calçada com segurança, para evitar acidentes”, comentou a gerente.
Na ação também será explicado às unidades escolares como vai funcionar a campanha de volta às aulas. “A campanha não é apenas para esse início do ano letivo e, sim, para todo o período de calendário escolar. Queremos reforçar junto aos gestores que o Detran está disponível para realização de atividades e ações educativas nas escolas. As solicitações podem ser enviadas por e-mail e serão atendidas conforme a possibilidade da demanda”, reforçou Gresiella.
As blitzes educativas da próxima semana serão realizadas nas proximidades de 13 unidades escolares da rede pública e privada de ensino do Estado e município, e contará com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
Comentários