BOLSONARO E A GUERRA
Deputada critica neutralidade: "Mundo se colocou contra invasão" Dias antes do início do conflito, presidente visitou Vladimir Putin e se disse solidário à Rússia
A deputada federal Rosa Neide Sandes (PT) condenou a postura de “neutralidade” do presidente Jair Bolsonaro (PL) diante da invasão russa à Ucrânia.
Dias antes do presidente Vlademir Putin iniciar a ofensiva, Bolsonaro foi até a Rússia, declarou solidariedade ao país, e gerou a percepção de alinhamento com Putin. Após o início do conflito, o presidente adotou discurso de “neutralidade”.
Para Rosa Neide o discurso é uma “falácia” de Bolsonaro. Ela apontou que “países democráticos sérios” se posicionam contrários a quaisquer conflito armado.
“A neutralidade não existe em uma situação como essa. O Mundo inteiro se colocou contrário à invasão da Ucrânia. Os países democráticos sérios têm que se colocar contrários”, afirmou ao MidiaNews.
“Vejo que o presidente pode tentar salvaguardar a posição do Brasil, mas o Brasil na ONU se posicionou contrário por meio do embaixador. E aí não adianta o presidente ficar aqui com esse tipo de falácia porque isso não é papel de estadista", emendou.
A parlamentar se refere ao embaixador brasileiro na ONU Ronaldo Costa Filho, que vem condenando sistematicamente os ataques. Apesar do discurso de Bolsonaro, o Brasil também votou a favor da resolução da ONU condenando a invasão.
Rosa Neide ainda citou outros confrontos armados e condenou também a ação dos Estados Unidos no Oriente Médio.
“Tanto os Estados Unidos como a Rússia às vezes tomam atitudes que só prejudicam. A gente viu quando os EUA invadiram o Afeganistão, Iraque e a Síria. Quantos morreram? Quantos inocentes perderam a vida ou entraram em sofrimento? Sempre condenei as atitudes dos Estados Unidos e agora condeno também a atitude da Rússia”, declarou.
Comentários