Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 10 de Março de 2022 às 14:09
Por: Lislaine dos Anjos/Mídia News

    Imprimir


O presidente estadual do PSB, Max Russi
O presidente estadual do PSB, Max Russi

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), admitiu que avalia com seu grupo político convites recebidos para mudar de partido. No entanto ele afirmou que a migração está condicionada à possível federação do seu partido com o PT, aliança que vem sendo discutida a nível nacional.

Até então descrente na federação, Russi disse ter sido pego de surpresa com o anúncio da filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao partido, a fim de ser vice do pré-candidato à Presidência pelo PT, Lula.

“Eu vou fazer uma análise com os companheiros. Essa foi uma novidade. Lógico que com a vinda dele para o PSB, o partido ganha muito, porque é um ex-governador de quatro mandatos, é um cara muito íntegro, sério, que qualifica muito o debate”, disse.

“Vai ser uma grande filiação, mas agora vou definir com o meu grupo político. Vamos ter uma convenção e ver qual caminho estaremos adotando”, completou.

Se houver alguma coisa que impeça uma construção futura, vou discutir com os outros companheiros

O parlamentar está sendo sondado pelo PDT, Republicanos, PSDB e o MDB. No caso do último, apesar de salientar a força da sigla no Estado – o que fortaleceria o seu próprio projeto político –, a ida estaria condicionada à possível saída da deputada Janaina Riva, o que já vem sendo ventilado nos bastidores.

Segundo Russi, em caso de saída do PSB, pesaria muito na escolha pelo MDB a estrutura que o partido terá para as eleições deste ano.

“É um grande partido, que tem uma representação forte no Estado, no Brasil, partido de luta, de história, partido que qualquer filiado sente orgulho. Confirmando isso [saída de Janaina], é uma possibilidade”, disse.

“Mas não confirmando, acho difícil, porque eu não tenho interesse em estar no mesmo partido que a deputada Janaina”, salientou.

A saída de Janaina do MDB ocorreria caso a sigla não apoie a candidatura à reeleição do senador Wellington Fagundes (PL), que é seu sogro. Se isso ocorrer, Janaina deve ir para a legenda do congressista.

“Acho que tem esperar esse andamento. Essa posição dela é algo que pesa muito nesse aspecto”, afirmou Russi.

Lula e federação

Questionado se teria problemas em apoiar a candidatura de Lula em Mato Grosso e se isso motivaria a sua saída do PSB, Max negou, pontuando que o seu posicionamento contrário é em relação à federação, o que uniria a sua legenda ao PT por quatro anos.

Conforme Russi, a ideia de federação não lhe interessa e prejudica muito o seu projeto político.

“Há prejuízo se tiver federação, porque teremos dificuldades nas montagens das nossas chapas. E terei que dispensar muitos dos que chamei para ser candidatos. E isso é um complicador grande em termos de construção dentro do partido”, disse.

Ele ressaltou que tem trabalhado na construção do PSB dentro de Mato Grosso e que, a princípio, espera permanecer na legenda.

“É o partido que me identifico, que eu gosto, que eu tenho uma relação boa com o Diretório Nacional, onde sou presidente estadual e ajudei a construir dentro do Estado. Agora, se houver alguma coisa que impeça uma construção futura, vou discutir com os outros companheiros”, concluiu.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/450776/visualizar/