Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 06 de Abril de 2022 às 14:09
Por: Marianna Peres/Diário de Cuiabá

    Imprimir


Segundo o Imea, mercado de soja e milho seguirá promissor em Mato Grosso
Segundo o Imea, mercado de soja e milho seguirá promissor em Mato Grosso

A produção de soja de Mato Grosso deve atingir o recorde de 39,19 milhões de toneladas na safra 2021/22, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), publicada na segunda-feira (4).

Em relação à última perspectiva do mês passado, a projeção se mantém estável.

O milho deve seguir com 40,4 milhões de toneladas.

A diferença é que a colheita de soja está concluída, enquanto o milho ainda está nos campos.

Caso as projeções se confirmem, o volume de soja colhido representará alta de 8,7% em relação ao ano anterior.

No milho, o avanço pode chegar a 24% no mesmo comparativo.

Na atual safra, o cereal se consolida como protagonista no Estado e volta a superar, pela segunda vez na história, o volume que será colhido de soja em Mato Grosso.

A previsão é de bons índices pluviométricos em Mato Grosso, nos meses de abril e maio e a semeadura de 87,68% das áreas dentro da janela ideal de plantio “podem indicar um favorecimento para a produtividade do cereal no período de desenvolvimento da safra” destacou o Imea.

Já para o algodão, o Imea estima que a produção será de 2,02 milhões de toneladas (pluma), ante 1,99 milhão na previsão anterior.

Na variação anual, a projeção é de alta de 20,8%.

RECEITA NO CAMPO - A segunda projeção do Valor Bruto da Produção (VBP) da agricultura para 2022, em Mato Grosso, avançou 52,49% ante a 6ª estimativa de 2021, com total de R$ 172,11 bilhões para o período.

Deste montante, a cadeia da soja representou 58,17% do total, previsto em R$ 100,11 bilhões, alta de 51,40% ante a projeção do ano passado.

O aumento foi atrelado à valorização do preço da soja comercializada no Estado, que, por sua vez, foi reflexo, sobretudo, do corte na produção da região Sul do Brasil devido à estiagem que atingiu grande parte das lavouras e limitou a produção.

Além disso, como apontam os analistas do Imea, o aumento de 8,72% na produção da oleaginosa mato-grossense contribuiu para o recorde no VBP.

No entanto, ainda restam mais de 30% da produção da safra 2021/22 para serem negociados e nos últimos dias o preço no Estado tem apresentado grande volatilidade, o que pode influenciar na consolidação dos dados da safra estadual, advertem.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/451448/visualizar/