Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Abril de 2022 às 15:42
Por: Da Assessoria

    Imprimir


A vacinação é a mais importante medida de prevenção em saúde pública disponível atualmente no Brasil, e o farmacêutico é o profissional de saúde que está mais próximo da população atuando nesta área. Pensando nisso, o CRF-MT vai promover, no dia 19 de abril (terça-feira), às 19h, no Auditório do Conselho, a palestra sobre ‘A atuação do Farmacêutico na Vacinação’.


O evento é gratuito, as inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/3NYcEN2. Será emitido certificado aos participantes que fizerem a inscrição no Sympla.


A atuação do farmacêutico no âmbito da vacinação tem como objetivo possibilitar o serviço, aconselhando a população sobre os seus benefícios, esclarecendo dúvidas e desmistificando concepções erradas, que muitas vezes provocam a não adesão à vacinação.


Portanto, no atual cenário, a busca da população por um profissional farmacêutico ativo, que vai além de entregar o medicamento indicado pelo médico e a cobrança desta mesma população por estabelecimentos que permitam que o profissional farmacêutico atue integralmente na atenção farmacêutica, por exemplo, no serviço de vacinação, irá posicioná-lo como protagonista desta atividade.


As vacinas são classificadas como medicamentos e, como tais, devem estar sob a guarda do farmacêutico. O serviço de vacinação deve estar aliado ao consultório farmacêutico, onde o profissional, ao atender um paciente para administrar uma vacina, deve realizar uma triagem do paciente e orientá-lo, em um ambiente que garanta conforto e privacidade, observando o momento certo para a aplicação dessa vacina.


No Brasil, o serviço de vacinação coordenado por farmacêuticos possui notoriedade, firmando a prática clínica e consolidando as farmácias e/ou drogarias como estabelecimento de saúde. Destaca-se também a importância deste profissional no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Os palestrantes convidados, são o Dr. Alexandre Magalhães que abordará o tema: ‘Importância da capacitação profissional no curso de Vacinação’, e a Dra. Cris Grayce Boscarato que relatará as ‘Experiências na Clínica de Vacinação e a Importância deste Serviço’.

Lembrando que o CRF-MT em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) está com inscrições abertas para o curso de Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, até o dia 31 de maio, pela plataforma https://edufarma.cff.org.br/.

Para isso, é obrigatório ser farmacêutico com registro ativo no Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT). O curso tem carga horária total de 60 horas. O conteúdo online é autoinstrucional e soma 40 horas de aula. Ao final desta etapa, é necessário alcançar a nota mínima de 60% na avaliação e anexar um mapa mental para cada módulo, para conseguir se matricular na etapa presencial, que tem duração de 20 horas-aula.


Conheça os palestrantes:


O Dr. Alexandre Magalhães - Integrante da Equipe de Facilitadores do Módulo Presencial do Curso Serviço de Vacinação por Farmacêuticos, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Membro da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (COFISC) do CFF.


A Dra. Cris Grayce – Farmacêutica, graduada pela Univag, pós-graduada em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná. Além disso, tem os cursos: Intensivo de Atualização em Imunização e Serviço de Vacinação pela Anvisa e curso de Vacinação para Covid-19: Protocolos e Procedimentos Técnicos pela Fundação Oswaldo Cruz e cursos anuais de atualização em Imunização promovidos pela SBIM.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/451513/visualizar/