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Cidades/Geral
Quinta - 28 de Abril de 2022 às 16:36
Por: Lidiana Cuiabano | Detran-MT

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Governo de Mato Grosso, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), implantou, há dois anos, o sistema de agendamento para atendimento presencial. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas foram atendidas nas unidades da Autarquia em todo Estado.

O sistema foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT e implantado no início da pandemia do Covid-19, em abril de 2020, como uma forma de dar continuidade aos serviços do Detran de maneira segura e mais cômoda para os cidadãos.

“Com a pandemia do novo coronavírus, o Detran precisava reduzir o número de pessoas nas unidades. Com isso, os analistas de TI do Detran criaram o sistema de agendamento, sem custos para o Estado. A primeira versão do sistema atendia todas as unidades, mas tinha algumas restrições. Agora ela foi aprimorada, com mais funcionalidades e mais simples acesso para o cidadão”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação do Detran-MT, Danilo Cruz.

Conforme o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, o atendimento presencial com agendamento evita aglomeração de pessoas nas unidades e filas de espera. “Com o agendamento prévio, o Detran proporciona maior comodidade e praticidade ao cidadão, uma vez que ele vai até a unidade no horário que escolheu e é atendido em poucos minutos”, destacou.

A gerente do Núcleo de Atendimento do Shopping Estação em Cuiabá, Ariadine Bordalho, ressalta que o sistema de agendamento online trouxe uma série de benefícios às unidades de atendimento bem como aos cidadãos que buscam pelos serviços do Detran.

“Com o agendamento prévio, otimizamos o gerenciamento de nossas atividades, reduzimos o tempo de espera e o atendimento ficou mais organizado e eficiente. Temos recebido muitos feedbacks positivos da sociedade”, contou.

No interior do Estado, o chefe da 2ª Ciretran de Rondonópolis, Carlos Antônio Nazário, lembra que antes do sistema de agendamento online, o atendimento era mais tumultuado, pois muitas vezes o cidadão levava mais de uma pessoa junto e aglomerava de pessoas na unidade.

“Hoje com o agendamento, o cidadão vai no dia e horário que escolheu e, dessa forma, o atendimento flui com mais tranquilidade e organização. O agendamento online foi um avanço que melhorou 100% a vida do contribuinte que busca serviços presenciais do Detran, atendendo de forma ágil e eficiente o cidadão”, relatou.

Como agendar o atendimento

Para agendar o atendimento presencial, o cidadão deve entrar no site do Detran (www.detran.mt.gov.br) e clicar na mensagem de tela em cor azul para Agendamento. Na sequência, abrirá a página do agendamento com as abas “Libras”, “Agendar”, “Consultar” e “Excluir”.

Ao clicar na aba “Agendar”, o cidadão deverá preencher os dados pessoais, nome, telefone, e-mail e CPF, escolher a unidade que deseja ser atendido, data, horário e o serviço que deseja realizar.

Preenchidos os campos, será gerado um comprovante de agendamento ao cidadão, de caráter informativo e orientativo, não sendo obrigatório a apresentação no dia do atendimento.

No Instagram do Detran-MT (@detranmt), o cidadão pode verificar o passo a passo para fazer o agendamento. Clique AQUI e confira o vídeo orientativo.





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