Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 21 de Junho de 2022 às 14:07
Por: Por Giovana Lucas, TV Centro América

    Imprimir


A dor na coluna pode indicar problemas graves, segundo o ortopedista e cirurgião de coluna Luciano Miller. Mas é preciso diferenciar quando a dor indica algo mais grave ou é um sintoma benigno.

Depois de sofrer por anos com dor nas costas, a cirurgiã-dentista, Jana Guimarães, decidiu procurar um médico para as dores que sentia.

"Comecei a sentir dores no pescoço, depois foi descendo para os braços, dormência nos dedos do pé e da mão e depois fui sentindo ao longo da coluna e quadril. Fiz radiografia, tomografia e identificamos o que era", disse.


Após os exames, descobriu que tem 12 hérnias de disco e um grau leve de escoliose. Segundo a cirurgiã-dentista, a dor física era tanta que passou atingir o emocional e ela desenvolveu depressão.

Dor na coluna pode indicar problemas graves, diz especialista — Foto: Scx.hu

Dor na coluna pode indicar problemas graves, diz especialista — Foto: Scx.hu

A partir do diagnóstico, procurou formas para aliviar as dores e o médico indicou uma cirurgia, mas, por uma escolha particular, ela preferiu não fazer.

"Quem tem dor crônica como eu tinha se sente muito ruim. Eu não quis fazer cirurgia e preferi tratar com coisas paliativas como acupuntura, yoga e pilates. Tive sucesso com esses tratamentos, além de medicação tradicional com remédios mais fortes para dor e comecei a fazer exercício físico", contou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial sofre com dores nas costas. No Brasil, mais de 5 milhões de pessoas têm diagnóstico de hérnia de disco e 6 milhões têm uma curvatura significativa de escoliose.

De acordo com Luciano, essas são as principais causadoras do problema no país, mas é preciso saber diferenciar as dores.

"A dor nas costas é muito frequente, então tem que saber diferencias uma dor mais benigna e uma mais grave. A OMS estabelece como mais grave, paciente com dor nas costas e com febre, perda de peso, ou uma dor que começou após um trauma, além de osteoporose", disse.

O médico explica que é importante evitar a auto medicação e é preciso buscar orientação médica o quanto antes. Fazer o tratamento com acompanhamento evita que essas doenças sejam agravadas.

"Essas dores precisam ser avaliadas porque podem ter como causa problemas sérios então na dúvida, antes de medicar sozinho em casa, procure em profissional", disse Luciano Miller.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/453221/visualizar/