Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 20 de Setembro de 2022 às 06:46
Por: Por Luiz Gonzaga Neto, TV Centro América

    Imprimir


Nova antena parabólica digital: troca necessária para evitar interferências
Nova antena parabólica digital: troca necessária para evitar interferências

As famílias de baixa renda inscritas no programa social do governo federal, Cadastro Único (CadÚnico), podem receber uma nova parabólica de forma gratuita porque as antenas usam a mesma frequência do 5G e, com o tempo, a imagem vai ficar ruim até sair do ar.

O sinal foi liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a partir desta segunda-feira (19). Na capital, a conexão abrange 88 bairros por meio das empresas de telecomunicação Tim, Claro e Vivo. O caso das antenas se assemelha à mudança do analógico para o digital.

O serviço não será ofertado por meio de telefone, portanto, as famílias que queiram receber a nova parabólica deverão formalizar um pedido pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404.

Por que mudar as antenas?

A chegada do 5G interfere diretamente no sinal das parabólicas. Quando a conexão estiver funcionando como previsto, a imagem delas vai ficar ruim até sair do ar, sendo necessário a troca do equipamento.

O sinal ainda está fraco porque exige um número maior de antenas e as operadoras estão usando as torres do 4G, que já existem. A instalação de novas antenas depende de uma atualização da lei de ocupação do solo do município.

A prefeitura de Cuiabá enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores no dia 5 de setembro. A votação da proposta está prevista para ser apreciada nessa terça-feira (20). Caso a lei seja aprovada, as operadores poderão pedir as licenças e instalar as antenas necessárias para a conexão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/454638/visualizar/