Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg, uma relação extraprofissional pode otimizar processos, facilitar o diálogo e suavizar a tensão do ambiente de trabalho. “A amizade contribui muito, mas, por outro lado, os laços afetivos podem ser meio caminho para que excessos de intimidade e possíveis favorecimentos venham à tona, gerando mal-estar entre os colegas e até mesmo uma competitividade negativa. O importante é sempre se manter o bom senso nesses casos”, explica.
Grinberg recomenda que se o funcionário e o chefe já eram amigos, não se deve expor nada que possa se transformar em piada, como apelidos ou histórias engraçadas; deve-se evitar comentários do que fazem ou onde vão fora do horário de trabalho; e não se deve aproveitar os momentos de lazer com o chefe para criticar colegas ou fofocar sobre eles.
O especialista alerta que alguns chefes se aproximam dos subordinados para arrancar informações pessoais. Dependendo do gestor, tudo o que for dito poderá ser usado contra a pessoa e não a seu favor. “É preciso colocar sua carreira em primeiro lugar, não tenha medo de desapontar seu "chefe/amigo" caso surja uma oportunidade em outra empresa”, finaliza.
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