Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 03 de Agosto de 2023 às 11:34
Por: João Gabriel e Phillipe Watanabe/Da Folhapress - São Paulo

    Imprimir


A área de floresta derrubada no período foi de 7.952 km², o menor valor desde o intervalo 2018-2019
A área de floresta derrubada no período foi de 7.952 km², o menor valor desde o intervalo 2018-2019

A Amazônia registrou queda de 7,4% nos alertas de desmatamento de agosto de 2022 a julho de 2023 em relação ao mesmo período anterior (2021-2022).

A área de floresta derrubada no período foi de 7.952 km², o menor valor desde o intervalo 2018-2019.

Ao mesmo tempo, porém, o Cerrado alcançou o recorde de avisos do histórico do Deter, com 6.359 km² derrubados -16,5% a mais que no período anterior.

A atualização positiva para a floresta e preocupante para o cerrado ocorre dias antes da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá na próxima semana em Belém, no Pará.

A comparação entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023 também ilustra essa discrepância entre o que acontece nos dois biomas.

Nos seis primeiros meses do último ano, durante governo de Jair Bolsonaro (PL), os alertas na Amazônia cresceram 54,1%, enquanto no início de 2023, na gestão Lula (PT), houve queda de 42,5%.

Já no Cerrado, o aumento que era de 15,7% cresceu para 20,7% na gestão petista.

Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (3) pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Como vem ocorrendo nos últimos meses, a taxa mensal de desmatamento foi anunciada em uma entrevista coletiva em Brasília.

Anteriormente, tais as informações mensais eram somente atualizadas na plataforma do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Os dados de alerta de desmate são referentes ao sistema de monitoramento Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe, atualizado constantemente.

O Deter foi desenvolvido para servir de apoio a operação de fiscalização contra crimes ambientais. Mas dados produzidos pelo sistema têm ajudado a mostrar tendências no nível de desmate dos biomas.

Os alertas de desmatamento na Amazônia para o mês de julho foram de 500 km², o valor mais baixo desde 2017 (458 km²). No consolidado dos últimos 12 meses, é o mais baixo desde 2018/2019.

E a tendência na Amazônia nos últimos meses tem sido de queda em relação aos mesmos meses do ano anterior, o último do governo Bolsonaro.

Houve momentos de diminuição expressiva, como em junho (redução de mais de 40% em relação a junho de 2022) e abril (redução de quase 68%).

Mas, ao mesmo tempo, dentre os primeiros sete meses do governo Lula, o mês de maio teve registro de derrubada superior a 800 km² e houve um recorde mensal, em fevereiro (mais de 320 km² derrubados), com um salto de 62% de destruição em relação a fevereiro anterior.

Olhando para o dado anual de alertas de desmate, é o terceiro intervalo seguido de queda na derrubada de floresta amazônica, sempre segundo o Deter, após o pico alcançado de agosto de 2019 a julho de 2020, sob a gestão de Bolsonaro e de Ricardo Salles, então ministro do Meio Ambiente.

Parte dos dados aqui apresentados é referente ao segundo semestre do ano passado, ainda sob Bolsonaro, governo marcado pela explosão do desmate na Amazônia.

A equipe de transição ambiental do Governo Lula chegou, inclusive, a discutir a possibilidade de separar os dados dos últimos meses do governo anterior da taxa de desmate anual Prodes (programa dedicado exclusivamente à mensuração da derruba de mata) divulgada próximo ao fim do ano.

Segundo Natalie Unterstell, presidente do Instituto Talanoa, a redução relativamente rápida vista no desmate pode ser relacionada a ações de comando e controle. Mas ela aponta também uma combinação de fatores.

"Tem o discurso de desmatamento zero, planejamento com o PPCDam [Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal], os órgãos ambientais podendo trabalhar (sem a capacidade necessária, mas estão onde precisam trabalhar), e isso combinado com um sinal claro para os agentes econômicos", diz Unterstell.

"É uma equação muito bem montada. Se o resultado não fosse esse, seria estranho."

DESTRUIÇÃO NO CERRADO - O alerta de desmatamento de 6.359 km² do cerrado representa um aumento de cerca de 16% em relação ao intervalo anterior (sempre medido de agosto a julho do ano seguinte).

A série histórica do Deter para o bioma, com início em 2018, alcança o seu maior registro e, na contramão da Amazônia, seu terceiro aumento anual consecutivo.

Considerando apenas o mês de julho, os alertas dão conta de 612 km², o segundo mais alto já registrado, atrás apenas de 2021 (674 km²).

Segundo o Código Florestal, propriedades privadas no cerrado, bioma que concentra intensa atividade agropecuária, podem desmatar - após autorização pelos órgãos ambientais competentes - áreas maiores do que o permitido na Amazônia.

Enquanto nessa última deve ser conservada em pé (o que é chamado de reserva legal) 80% da área das propriedades privadas, para o Cerrado esse valor é de 20% ou de 35% (caso de áreas de cerrado localizadas na Amazônia Legal).

O Governo atualmente prepara um plano de combate ao desmatamento específico para o cerrado, o chamado PPCerrado, semelhante ao que é feito na Amazonia, o PPCDam.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/460971/visualizar/