Municípios de MT debatem os projetos para o BID Pantanal Programa atenderá o Vale do Rio Cuiabá, e os investimentos terão impactos positivos a produtores e pescadores
A partir de 2024, recursos da ordem de R$ 1 bilhão poderão ser destinados a 12 municípios de Mato Grosso, por meio do Programa de Desenvolvimento do Pantanal, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID Pantanal.
Para debater os possíveis projetos e estratégias para captação dos recursos, a Assembleia Legislativa realizará quatro audiências públicas.
A primeira reunião será realizada na noite de terça-feira (12), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger (35 km ao Sul de Cuiabá).
As próximas reuniões acontecem em Poconé, Cáceres e Barra do Bugres, nos dias 15, 19 e 21 deste mês, respectivamente.
O objetivo será ouvir as demandas da população local e identificar possíveis projetos que se enquadrem nas perspectivas de atuação do BID, que são econômica, social, ambiental e tecnológica.
De acordo com o deputado Juca do Guaraná (MDB), requerente da audiência em Santo Antônio, o programa deverá atender todo o Vale do Rio Cuiabá, e os investimentos terão impactos positivos aos pequenos produtores rurais e pescadores da região.
Entre as ações que poderão receber investimento do programa na região de Santo Antônio, estão a limpeza dos rios, corixos e baías da região.
A superintendência do Ministério da Agricultura (Mapa), em Mato Grosso, está visitando os 12 municípios que integram o bioma Pantanal no Estado, para identificar propostas de projetos que se enquadrem nos objetivos do programa BID Pantanal.
Até o final de setembro, os técnicos do Mapa vão colher informações que irão subsidiar a carta-consulta que irá requerer os recursos.
De acordo com a superintendência do Mapa, as visitas irão levantar informações, captar e avaliar sugestões de projetos envolvendo renda, saneamento, infraestrutura e educação, com interface na agropecuária, junto às prefeituras e à sociedade organizada.
Recebem as equipes do Mapa: Poconé; Nossa Senhora do Livramento; Nobres; Rosário Oeste; Barão de Melgaço; Santo Antônio de Leverger; Chapada dos Guimarães; Acorizal; Jangada; Cáceres; Cuiabá e Várzea Grande.
O BID Pantanal também contemplará municípios de Mato Grosso do Sul e projetos no Norte e no Nordeste do país.
Comentários