Chuvas ajudam a conter fogo no Parque Encontro das Águas O incêndio começou em uma fazenda próxima ao parque, e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio
Os focos de calor diminuíram significativamente com a chuva registrada na tarde de terça-feira (24), na região do Parque Estadual Encontro das Águas, que fica no Pantanal, em Mato Grosso.
Na quarta-feira (25), o Governo do Estado informou que as equipes do Corpo de Bombeiros faziam o rescaldo em pontos de queimadas na região.
O incêndio começou em uma fazenda próxima ao parque, e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio.
O trabalho de combate teve início na primeira semana de outubro.
Segundo o Estado, a redução dos focos foi constada por imagens via satélite da Sala de Situação Central, em Cuiabá.
“A chuva foi fundamental para que nossas equipes pudessem avançar no combate ao fogo. A intensidade das chamas diminuiu, mas os bombeiros permanecem no local para fazer o rescaldo de alguns pontos detectados pelos nossos satélites, informou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.
Segundo ele, os bombeiros também fariam o reconhecimento de outras áreas, como a região do Corixó Negro, para garantir que as chamas sejam extintas em todo o parque.
Mais de 20 mil hectares já foram destruídos dentro e fora da unidade de conservação.
As ações contam com 40 militares, além de três aeronaves do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual.
“Essa integração entre os órgãos é essencial para uma ação efetiva do Governo de Mato Grosso que somente neste ano investe R$ 77 milhões para o combate de crimes ambientais”, afirmou.
Comentários