Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 24 de Novembro de 2023 às 19:02
Por: Davi Vittorazzi/ Primeira Página

    Imprimir


A taxa de desmatamento na Amazônia de Mato Grosso cresceu 8% neste ano, em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Enquanto em 2022 o desmatamento foi de 1.927,00 km², a quantidade de área atingida só neste ano já é de 2.086,00 km² no estado.

Apesar disso, em toda a Amazônia Legal, houve uma queda na taxa de desmatamento de 22%. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) foi procurada para comentar os dados, mas não deu retorno.

Ana Paula Valdiones, coordenadora do Programa de Transparência Ambiental do ICV (Instituto Centro de Vida), aponta que o desmatamento em Mato Grosso predomina em propriedades privadas onde há o registro do CAD (Cadastro Ambiental Rural). Sendo que a maior parte, 72%, foi feito sem autorização do órgão ambiental, de modo ilegal.

“Esse número coloca o Estado mais longe de alcançar suas metas climáticas, às vésperas da Conferência do Clima a ser realizada em Dubai em dezembro”, avalia Ana Paula Valdiones, coordenadora do Programa de Transparência Ambiental do ICV.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462329/visualizar/