![Sorteio Geladeira](/promocao/banner_geladeira.gif)
![Sorteio Geladeira](/promocao/banner_geladeira_300x100.gif)
Novo traçado de ferrovia que deve passar por 16 municípios é aprovado em MT O projeto da ferrovia está estimado em R$12 bilhões e promete impulsionar o agronegócio. No início de novembro, a prefeitura de Rondonópolis, anulou a certidão de uso e ocupação de solo e a empresa foi proibida de continuar a obra. Com a nova aprovaç
A previsão é que, após concluída, a RUMO opere a ferrovia por 45 anos — Foto: Sema-MT
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) aprovou a mudança no traçado da ferrovia estadual, na última terça-feira (28). No início de novembro, a prefeitura de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, anulou a certidão de uso e ocupação de solo e a empresa foi proibida de continuar a obra na cidade. Com aprovação do governo, a expectativa é dar continuidade na obra.
O projeto da ferrovia está estimado em R$ 12 bilhões e promete impulsionar o agronegócio. Os trilhos da ferrovia, de mais de 700 km de extensão, vão passar por 16 municípios de Mato Grosso e conectar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, a 360 km da capital.
![A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde — Foto: Governo de Mato Grosso](https://s2-g1.glbimg.com/lijNAqOJKz7R7Zp7iBXEmxPP21g=/0x0:932x1186/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/V/P/VrevA8T0SpG4pXRTThFQ/whatsapp-image-2021-09-20-at-10.06.17.jpeg)
A ferrovia vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde — Foto: Governo de Mato Grosso
O professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Agnaldo Rocha, diz que os moradores temem que os trilhos do novo traçado passem perto das casas e que percam as propriedades.
“Nós iniciamos um abaixo assinado, foi protocolado com aproximadamente 2 mil assinaturas, pedindo que seja levado em consideração essa proximidade dos trilhos à área urbana”, explicou.
Segundo o projeto de correção do traçado enviado à Sema-MT, haverá uma adequação da ponte sob o Rio Vermelho, em Rondonópolis, que faz parte do primeiro trecho da obra. As obras começaram em outubro de 2022 e está na primeira etapa.
![Rio Vermelho em Rondonópolis (MT) — Foto: Divulgação](https://s2-g1.glbimg.com/f4_u3XBkG2-Eop_GjEv5C9rBRnU=/0x0:750x375/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/u/K/dN3CUlTlaqbC2TBSCpqQ/rio-vermelho-evento-hp.jpg)
Rio Vermelho em Rondonópolis (MT) — Foto: Divulgação
O doutor em engenharia ambiental da UFR, Domingos Barbosa, afirma que essa alteração no projeto da rodovia deveria ser melhor discutida.
“É preciso observar uma série de aspectos ambientais. Tanto a proteção da fauna, flora e recursos hídricos e impacto de vizinhança são os principais parâmetros que são utilizados na avaliação de impacto ambiental e gerenciamento de riscos ambientais de uma obra dessa magnitude”, diz.
Em nota, a empresa responsável pela obra, RUMO, disse que os ajustes no projeto tem o objetivo de reduzir impactos ambientais e comunidades do entorno, além de diminuir os impactos no Rio Vermelho, com a extensão da ponte ferroviária.
A prefeitura de Rondonópolis disse que pode rever o cancelamento da autorização do uso e ocupação de solo à rumo se a empresa apresentar os laudos de impacto ambientais que foram solicitados. A previsão é que, após concluída, a RUMO opere a ferrovia por 45 anos.
Comentários