Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Terça - 09 de Janeiro de 2024 às 10:41
Por: Davi Vittorazzi/Mídia News

    Imprimir


Desembargadora e nova presidente do TRT-MT (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso) Adenir Carruesco, disse nesta terça-feira (9) que o acordo feito da categoria da enfermagem para estabelecimento do piso foi uma das melhores resoluções entre os estados brasileiros. A presidente esteve no Papo das 7, do Bom Dia MT.

Desembargadora e presidente Adenir Carruesco.A presidente do TRT, Adenir Carruesco, esteve no Papo das 7. (Foto: TVCA)

Conforme a juíza, o acordo foi feito após todos interessados serem ouvidos e o entendimento da realidade do contexto local.

“Juntos construímos a melhor resposta para os enfermeiros e enfermeiras”, destacou a presidente.

O acordo diz que piso salarial será pago provisoriamente na forma de abono até março de 2025, data em que essa diferença passará a ter natureza salarial.

Carruesco foi eleita no ano passado para o biênio 2024/2025. Ela é a segunda mulher negra na função e a primeira de carreira. Ela contou que é uma honra e ficou emocionada por ter sido eleita para a função.

“Existe uma expectativa, por eu ter vindo de uma zona rural, ter construído carreira e ter esse histórico e chegar a presidência do Tribunal. Então, há toda essa expectativa”, frisou.

A presidente destacou que o Tribunal tem buscado promover a diversidade, a pluralidade, a igualdade racial. Ela contou que no aspecto de gênero, o TRT tem uma igualdade com 4 homens e 4 mulheres e que o Tribunal precisa também de uma igualdade racial.

“O que a gente percebe é que a população negra não chega até a ‘porta’ para poder entrar. Nós estamos fazendo todo um programa de ações afirmativas com todo um compromisso de fazer essa diferença na sociedade, para incentivar e levar esse diálogo”, destacou.

Com tudo isso, também se busca melhorar os resultados das ações do Tribunal. “Trabalhamos com metas e resultados. O desafio é melhorar esses índices.”

O que faz o TRT

A Justiça do Trabalho geralmente é associada a resolver conflitos envolvendo o empregador e o trabalhador. No entanto, conforme esclareceu a desembargadora, existem diversas áreas de atuação e que o Poder Judiciário tem a função de ser um ‘espelho’ para a sociedade.

Segundo a presidente, o Tribunal atende diversos casos como de trabalho análogo à escravidão, casos de trabalho infantil, questões de igualdade racial. “É muito mais do que julgar processos, […] a nossa missão maior é a pacificação social”.

Ela apontou que em casos, como exemplo, de trabalho análogo à escravidão, havia uma média, de 1995 a 2022, de cerca de 200 registros por ano, e que atualmente essa volume tem diminuído.

Ela defendeu que o Tribunal toma suas decisões, principalmente, através do diálogo e busca a conciliação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/462810/visualizar/