Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sexta - 26 de Janeiro de 2024 às 18:20
Por: Angelica Callejas/Mídia News

    Imprimir


O promotor Mauro Zaque, em Brasília, assinando o documento ao lado do representante norte-americano
O promotor Mauro Zaque, em Brasília, assinando o documento ao lado do representante norte-americano

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso assinou na quarta-feira (24), em Brasília, um termo de cooperação com o Governo dos Estados Unidos, com objetivo de compartilhar dados e experiências sobre crimes internacionais, como tráfico humano e de drogas e pedofilia.

Foi um termo de cooperação para atuar na troca de informações de inteligência para enfrentar essas modalidades de crimes transnacionais

“É um termo de cooperação para atuar na troca de informações de inteligência para enfrentar essas modalidades de crimes transnacionais. Tudo voltado a dar suporte às investigações para incrementar esse enfrentamento”, disse o promotor Mauro Zaque, que assinou o documento.

Segundo o promotor, somente três ministérios públicos no Brasil têm essa parceria. Zaque também disse que houve grande receptividade do governo norte-americano em fazer essa tratativa, uma vez que tem se percebido aumento desses crimes internacionais.

“Acredito que teremos um ganho muito grande em qualidade de busca de prova, de identificação de pessoas. E quando a gente consegue ter esse ganho na produção probatória, conseguimos um resultado melhor”, disse.


“Em um segundo momento, isso reflete quando é preciso processar eventuais organizações ou pessoas que atuam nessas diversas modalidades criminosas”.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o tráfico humano afeta cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo e e movimenta aproximadamente 32 bilhões de dólares por ano.

Dados divulgados pela agência Statista mostra que, entre 2008 e 2019, o número de vítimas do tráfico humano em todo mundo passou de 30 mil para quase 120 mil.

No caso da pedofilia, os criminosos usam de mecanismos de difícil rastreio, como a darkweb, para compartilhar arquivos.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463021/visualizar/