Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Fevereiro de 2024 às 07:07
Por: Por G1 MT

    Imprimir


Sandro Araújo/Agência Saúde

Doação de leite humano em Mato Grosso — Foto: SES-MT

Doação de leite humano em Mato Grosso — Foto: SES-MT

Em 2023, mais de 2 mil mães contribuíram com a doação de leite humano e ajudaram cerca 1.679 bebês prematuros hospitalizados em Mato Grosso, conforme a divulgação feita nesse sábado (17) pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Ao longo do ano passado, a Rede realizou 13.028 atendimentos, individuais e em grupo, fez a coleta de 2.954 litros de leite humano e a doação de 2.128 frascos de vidro com tampa, que foram utilizados para distribuir leite aos recém-nascidos.

O leite materno é a primeira “refeição” humana e é considerado o melhor alimento para os bebês. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o leite materno tem um papel essencial na proteção imunológica contra doenças infecciosas e desenvolvimento afetivo e psicológico do recém-nascido.

O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, afirma que a equipe continuará fortalecendo as ações para o ano de 2024.

Como posso doar?

Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzindo qualquer quantidade de leite para além do que o próprio bebê necessita.

Especialistas da área explicam que a doadora precisa estar saudável, não fazer uso de nenhum medicamento contraindicado para o período de amamentação e continuar amamentando o seu bebê por até dois anos ou mais e de forma exclusiva pelos primeiros seis meses de vida.

Ao atender esses critérios, a pessoa pode se cadastrar em uma das unidades de coleta de leite humano no estado.

Ao todo, existem sete unidades de coleta de leite humano no estado — Foto: SES MT

Ao todo, existem sete unidades de coleta de leite humano no estado — Foto: SES MT


Unidades de coletas disponíveis em MT

  • Hospital Geral - Cuiabá
  • Hospital Universitário Júlio Muller - Cuiabá
  • Hospital e Maternidade Femina - Cuiabá
  • Hospital Beneficente Santa Helena - Cuiabá
  • Santa Casa de Misericórdia - Rondonópolis
  • Hospital Santa Ângela - Tangará da Serra
  • Hospital São Lucas - Lucas do Rio Verde

Como o leite pode ajudar

De acordo com o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, o leite materno proporciona mais qualidade de vida aos bebês recém-nascidos.

Rodrigo afirma que entre os bons resultados está a prevenção de anemias, o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da chance de desenvolver obesidade e a contribuição para o desenvolvimento cognitivo.

Frascos de vidro para doação de leite humano — Foto: SES-MT

Frascos de vidro para doação de leite humano — Foto: SES-MT

O nutricionista destaca que a campanha Fevereiro Laranja, que visa a conscientização sobre a leucemia infantil, busca incentivar a doação de leite humano e a continuidade da amamentação.

Ele pontua que pesquisas recentes apontam que amamentar o bebê com leite materno por no mínimo seis meses pode reduzir o risco de leucemia infantil.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463310/visualizar/