Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 19 de Fevereiro de 2024 às 15:54
Por: Por G1 MT

    Imprimir


O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pela prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, do dia 21 de dezembro de 2023, por falta de chuva. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (19).

No domingo (18), após um período de poucas chuvas, o município registrou um temporal, que deixou ruas e casas alagadas. No entanto, de acordo com a prefeitura, o pedido de emergência ocorreu devido ao período de setembro a dezembro de 2023, que eram esperados 1.000 milímetros e choveu apenas 399,2 milímetros.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Sadi Beledelli, informou que o prefeito se reuniu com os órgãos de representação de classe para achar uma solução neste período de estiagem.

“Vamos ter uma perda de produtividade entre 15% e 20% neste ano em Sorriso. É uma perda considerável que vai trazer prejuízos para a classe produtora e para a sociedade. O decreto é uma medida importante e vamos ver as consequências do que vai acontecer durante essa safra”, disse.

Decreto

A decisão foi tomada em conjunto com o Comitê de Monitoramento Climático, recentemente formada para tratar de assuntos relativos à escassez de chuvas.

O decreto também cita as ondas de calor que trazem expressivos prejuízos econômicos e sociais, com a redução na produção. Segundo a prefeitura, a Defesa Civil também recomendou a situação de emergência.

O decreto tem validade de 180 dias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463320/visualizar/