Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Terça - 05 de Março de 2024 às 17:24
Por: Vinicius Mendes/Gazeta Digital

    Imprimir


Luiz Alves Secom-Cuiabá

Emanoele Daiane

Emanoele Daiane

No relatório técnico da Polícia Civil sobre as operações e vínculos na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, é apontado que o prefeito afastado, Emanuel Pinheiro (MDB), supostamente teria influência na Delegacia de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública. Ele teria mantido contato com um escrivão, que seria pessoa de confiança do delegado Lindomar Tófoli e intermediava um diálogo entre ele e o prefeito.

“É importante ter em mente que o Prefeito demonstra poder de influência em órgão de persecução penal, conforme apontado no Relatório [...] em que Emanuel conversa com um escrivão da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira Mendes de Melo na época lotado na Delegacia de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública”, diz trecho.

No documento constam várias conversas entre Emanuel e Rodrigo, que iniciou a conversa manifestando seu apoio ao prefeito com relação às operações policiais. Ele se colocou como homem de confiança de delegados da Delegacia de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública.

Reprodução

conversa de emanuel pinheiro com escrivão 03

No dia 23 de agosto de 2021 Rodrigo informa Emanuel sobre fatos internos da Polícia Civil, citando o nome da Delegacia de Combate à Corrupção e que o retorno de Lindomar iria “frear” as investigações contra o prefeito.

Reprodução

conversa de emanuel pinheiro com escrivão 08

“A próxima conversa entre os interlocutores ocorreu em 06/10/2021 e, ao analisa-la, observou-se que a informação dessa conversa vai de encontro com o diálogo do dia 23/08/2021, momento em que o EPC Rodrigo menciona que o retorno do Delegado Lindomar à Delegacia de Combate à Corrupção – DECCOR iria favorecer ao prefeito, quando afirma que o citado delegado frearia as investigações em desfavor do prefeito, pois justificaria uma provável troca de favores ao solicitar intermediação do prefeito visando a celeridade de uma decisão pelo Desembargador Luiz Carlos da Costa que por consequência agilizaria o retorno do delegado.”

Reprodução

conversa de emanuel pinheiro com escrivão 09

Todas estas informações constam em um relatório do Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) da Procuradoria-Geral de Justiça, que foi juntado ao relatório técnico da Polícia Civil.

“Os trechos acima copiados do relatório 08/2023/GOP/NACO demonstram de forma clara o poder de articulação do prefeito até mesmo em órgão de persecução penal”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/463504/visualizar/