8 de abril: no aniversário de Cuiabá, mundo terá eclipse solar total Isso significa que a noite vai chegar bem no início da tarde, em alguns estados dos Estados Unidos, Canadá e México
Na próxima segunda-feira (8), dia do aniversário de Cuiabá, haverá um eclipse solar total. Isso significa que a noite vai chegar bem no início da tarde, em alguns estados dos Estados Unidos, Canadá e México.
Porém, o fenômeno não poderá ser visto no Brasil, nem mesmo de forma parcial, mas é possível acompanhar ao vivo no canal do Youtube da Nasa, a agência espacial dos EUA, e na Disney+.
Em 15 estados dos Estados Unidos, o eclipse será visto de forma total, nos demais, de forma parcial. No México, Canadá e nas Américas do Norte e Central também será possível ver o fenômeno de forma total.
Segundo o Climatempo, as regiões onde ocorre o ápice deve escurecer totalmente, diferente do que houve ano passado no Brasil, que foi anular (um anel em volta do sol no ápice).
Neste cenário, um cuiabano ganhou destaque. Eduardo Baldaci, um astrônomo amador e que participa de vários eventos da NASA, será o coordenador de visualização do eclipse, na cidade de Titusville, na Flórida.
Eduardo explica que é preciso adotar algumas medidas de segurança para observar o eclipse. “Tenho visto algumas pessoas dizerem que é possível ver a olho nu e isso é um perigo, porque os raios solares podem ser nocivos aos olhos, então, é preciso ter uma proteção”.
Na Flórida, o eclipse será parcial. Ainda assim, no espaço coordenado por Eduardo, os observadores receberão óculos especiais e terão toda orientação de segurança para ver o fenômeno sem risco de agressão aos olhos.
Para observar o eclipse à distância, basta clicar no link.
Comentários