TRE promete ação rápida contra ataques e fake news
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, revelou que a corte eleitoral não permitirá antecipação de campanha e divulgação de fake news neste período de pré-campanha. A magistrada foi questionada na quinta-feira (18) sobre a guerra de ações entre os pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá -Eduardo Botelho (União) e Abílio Brunini (PL) -, e afirmou que todas as medidas já estão sendo tomadas para minimizar e dar respostas rápidas à população.
Ribeiro explicou, durante visita de cortesia ao posto de atendimento do TRE-MT, na Assembleia Legislativa, que a missão dos juízes eleitorais, da corregedoria e do Tribunal é inibir práticas ilegais dos candidatos e seus apoiadores. "Nós temos um grupo de juízes que estão vinculados ao Tribunal Pleno que estão se preparando, participando de encontros, discutindo e aperfeiçoando nossos mecanismos para coibir essas práticas. Não vamos permitir", comentou a desembargadora.
Além disso, Ribeiro falou ainda do aumento de demanda na corte eleitoral por causa de propaganda eleitoral antecipada e publicação de notícias falsas. "Uma coisa eu te digo: a partir do momento que chegarão ao conhecimento dos nossos juízes e desembargadores, não só eu, como presidente, mas também nossa corregedora e o Pleno do Tribunal iremos agir. Faremos com muita fidelidade às leis eleitorais e tenham certeza que o que nós pudermos fazer para evitar esse tipo de prática, nós faremos", emendou Ribeiro.
O cabo-de-guerra entre os candidatos à Prefeitura de Cuiabá iniciou cedo nas cortes judiciais. Faltando pouco menos de 4 meses para o início oficial e a permissão de propagandas eleitorais, marcado para o dia 16 de agosto, Botelho e Abílio já iniciaram as batalhas da pré-campanha. Nesta semana, ambos tiveram condenações ao pagamento de multas por divulgações irregulares com cunho eleitoral.
Postos de atendimentos
A desembargadora, que visitou os postos de atendimento aos eleitores instalados no Fórum de Cuiabá e na Assembleia Legislativa, alertou para o prazo de fechamento do cadastro para quem vai votar este ano. Faltam apenas 19 dias. Os postos foram abertos neste mês. O prazo para fazer ou mudar o título eleitoral termina no dia 8 de maio.
Comentários