Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 29 de Junho de 2024 às 11:52
Por: Primeira Página

    Imprimir


Dois processos de captação de múltiplos órgãos foram realizados em Sinop e Rondonópolis nessa sexta-feira (28) pela Central Estadual de Transplantes da Ses (Secretaria de Estado de Saúde). Com a autorização das famílias dos doadores, oito pacientes de cinco estados terão chance de vida.

Foto transplante Cuiaba 2Órgãos captados beneficiarão pacientes de Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. Foto: Central Estadual de Transplantes

PauseUnmute


A primeira captação foi realizada no Hospital Regional de Sinop com o apoio de equipes do Distrito Federal. O procedimento possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que irão beneficiar três pacientes.

Já a segunda captação foi realizada na Santa Casa de Rondonópolis com o apoio de equipes do Rio de Janeiro.

A captação permitiu a doação de um fígado, dois rins e duas córneas, que irão beneficiar mais cinco pacientes. As córneas foram retiradas pela equipe do Banco de Olhos de Cuiabá.

Os órgãos captados beneficiarão pacientes de Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Pará.

A ação foi coordenada pelas equipes do Estado de Mato Grosso e a logística para a execução dos procedimentos teve apoio da FAB (Força Aérea Brasileira) e da Força Tática de Rondonópolis.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o trabalho conjunto das equipes envolvidas foi fundamental na força-tarefa que permitiu que as duas captações ocorressem no mesmo dia.

Foto transplante Cuiaba 1Foto: Central Estadual de Transplantes

Já a secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destacou a atuação dos profissionais de saúde na sensibilização sobre a importância da doação de órgãos e ressaltou que seis captações já foram realizadas em Mato Grosso, em 2024.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu as famílias doadoras e também os profissionais envolvidos.

Balanço

Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal.

Nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.

Transplantes em Mato Grosso

Em Mato Grosso, são realizados os transplantes de córneas e tecidos. Os pacientes que precisam de transplante de outros órgãos são encaminhados pelo serviço de Tratamento Fora Domicílio para serem transplantados em outros Estados; os gastos com locomoção e a ajuda de custo para estadia e alimentação do paciente e acompanhante são pagos pela Ses.


O serviço de transplante de rim em Mato Grosso passa por uma reestruturação das unidades de referência. No momento, o Governo está em tratativas para retomar integralmente os serviços.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/464864/visualizar/