Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Segunda - 15 de Julho de 2024 às 06:58
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Divulgação










A Bemtivi Academia de Arte, promoverá no próximo dia 29 de julho (segunda-feira), no Garden Pub, em Cuiabá, a 4ª edição do Sambão de Jejé. O evento integra a programação do Prêmio Jejé de Oyá que já ocorreu no dia 1º de junho, no Teatro do Cerrado, Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato (ALMT), um dos apoiadores do evento.

Com entrada gratuita, o Sambão de Jejé terá muito samba com o grupo Sasminina que promete não deixar ninguém parado. Outra atração confirmada é Santian que comandará na discotecagem do happy hour.

O criador da Bemtivi Academia de Arte que realiza o Prêmio Jejé de Oyá, o produtor cultural Jeferson Bertoloti destaca que o Sambão será um momento de celebração e memória a Jejé de Oyá, do povo preto e reforçou o convite para toda população cuiabana prestigiar o 4º Sambão de Jejé.

“O sambão de Jejé é um momento de celebração do povo preto e das nossas cores. Jejé de Oyá foi uma pessoa preta que teve seu reconhecimento e ao celebrarmos a sua existência e resistência, celebramos a nossa também nos dias atuais. Venham participar conosco no dia 29 de julho, no Garden Pub. Venham celebrar a memória e o legado de Jejé de Oyá e a nossa existência”, destacou.

A realização é do Instituto Iteec Brasil, com produção da Bemtivi Academia de Arte, apoio do Garden Pub e patrocínio do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Quem foi Jejé de Oyá?
A figura emblemática de Jejé de Oyá, que inspira este prêmio, tinha o nome de batismo José Jacintho Siqueira de Arruda. Colunista social, alfaiate e carnavalesco, filho biológico do casal Egídio Nunes de Arruda e Benedita de Siqueira, nasceu em Rosário Oeste em 03 de junho de 1934.

Ainda criança, foi acolhido em Cuiabá na casa de Catarina Monteiro da Silva Cuiabano, onde foi adotado por Crescêncio Monteiro da Silva e Luiza Monteiro da Silva. Conhecido por sua irreverência e estilo inconfundível, Jejé foi um ícone em Cuiabá entre as décadas de 1950 e 1980.


Jejé deixou sua marca desafiando estigmas e confrontando a elite local, enquanto ganhava corações com sua presença marcante. Seu legado inspira e motiva até hoje e, em 2017, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso como patrono do colunismo social do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/464997/visualizar/