Incêndios resistem ao frio e seguem ativos em 16 pontos de MT Até a noite dessa sexta, Mato Grosso tinha 372 focos de calor segundo o Programa BDQueimadas do Inpe
Mesmo com a onda de ar frio, Mato Grosso ainda tem 16 pontos de incêndios ativos no estado até o fim dessa sexta-feira (9), segundo o Corpo de Bombeiros. O número sofreu uma queda em relação ao dia anterior. Mais de 100 bombeiros e brigadistas atuam no combate nos três biomas do estado.
Incêndios ocorrem nos três biomas de Mato Grosso. (Foto: Bombeiros-MT)
Apesar das temperaturas baixas registradas com a onda de ar frio que atinge o estado desde a quinta-feira, não foi registrada chuva na região onde estão os pontos de incêndios.
A corporação informou que conseguiu apagar os incêndios na Estrada para a Cachoeira da Fumaça, em Jaciara, no Projeto de Assentamento São Vicente, e nas Terras Indígenas Merure e São Marcos.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, atuam nas operações de combate 104 homens, quatro aviões, 35 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 21 máquinas para a construção de aceiros e um barco.
Até a noite dessa sexta, Mato Grosso tinha 372 focos de calor segundo o Programa BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desse número total, 229 se concentram na Amazônia, 140 no Cerrado e três no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Incêndios ativos
No Pantanal, são 59 bombeiros distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal, em Barão de Melgaço; em Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé; em Porto Conceição e na divisa com a Bolívia, em Cáceres; e na região da Fazenda Belica, que faz divisa com Mato Grosso do Sul.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
Incêndio atinge Aripuanã em Mato Grosso. (Foto: Reprodução)Na Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, 13 bombeiros fazem o combate direto onde há acesso. As ações contam com apoio de um caminhão-pipa e cinco caminhonetes.
Trinta e dois bombeiros combatem incêndios florestais na Fazenda Casa Branca, em Paranaíta; na Fazenda Morro Alto, em Marcelândia; na APA Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Terra Indígnea Umutina, em Barra do Bugres.
Comentários