Denúncias envolvendo eleições já chegam a 617 casos em MT Entre os municípios, Sinop, a 503 km da capital, é o que apresenta o maior número de denúncias recebidas, com o total de 68, seguido de Cuiabá, com 38
Superando os números das Eleições Gerais de 2022, o estado de Mato Grosso contabiliza, até o momento, 617 denúncias relacionadas às Eleições Municipais de 2024, feitas via aplicativo Pardal. Em 2022, o registrou 593 denúncias.
As Eleições Municipais 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. (Foto: Reprodução)Play VideoAdvertisement: 0:05
Dentro do valor total de denúncias deste ano, 309 são referentes a candidatos e candidatas ao cargo de vereador, 195 a prefeito, 112 a partidos, coligações ou federações e uma referente ao cargo de vice-prefeito.
Já entre os municípios, Sinop, a 503 km da capital, é o que apresenta o maior número de denúncias recebidas, com o total de 68. Em seguida, estão Cuiabá, com 38 registros, Comodoro, com 30, e Porto Esperidião, com 23 denúncias.
As estatísticas estão disponíveis no Pardal Web, site que também possibilita ao denunciante acompanhar o progresso de suas denúncias. No portal é possível encontrar ainda orientações com relação ao que pode e ao que não pode ser veiculado na propaganda eleitoral.
O Pardal está disponível para as plataformas iOS e Android e pode ser baixado em smartphones e tablets.
O aplicativo faz a orientação necessária no momento da denúncia e, após a efetivação, faz o encaminhamento à Zona Eleitoral responsável pela circunscrição que abrange o fato denunciado. O portal está à disposição de toda a população, conforme destaca o ouvidor eleitoral substituto e juiz-membro do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), Luis Otávio Pereira Marques.
Comentários