Piracema começa dia 1º de outubro nos rios de Mato Grosso S]será permitida a pesca de subsistência e desembarcada nos rios das bacias do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins
Secom-MT
No dia 1º de outubro, vai começar o período da piracema em Mato Grosso
A piracema em Mato Grosso de 2024 começa nesta terça-feira (1º) e segue até 31 de janeiro de 2025.
Nesse período de defeso, será permitida a pesca de subsistência e desembarcada nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.
A data foi definida durante reunião ordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), realizada em agosto passado.
Conforme a resolução, a pesca de subsistência é a praticada artesanalmente por ribeirinhos ou tradicionais e garante a alimentação familiar e sem fins comerciais.
O Cepesca decidiu manter o mesmo período dos últimos anos em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado.
Para garantir o cumprimento, na terça-feira), as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) lançam operação em defesa ao defeso.
A ação será realizada na Orla do Porto, em Cuiabá. Na ocasião, será apresentado o reforço do policiamento em preservação ao meio ambiente que ocorrerá em todo Estado.
Segundo o Governo do Estado, a iniciativa tem por objetivo garantir o cumprimento das leis ambientais durante a piracema - fase em que ocorre a reprodução dos peixes.
Durante o período, serão realizadas ações de fiscalização por meio de barreiras móveis e fixas, patrulhamento terrestre e fluvial.
Comentários