Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 25 de Janeiro de 2025 às 09:24
Por: Da Reportagem

    Imprimir


Foto JN
Estado inicia planejamento de ações contra incêndios
Estado inicia planejamento de ações contra incêndios

Em Mato Grosso, o planejamento de ações de prevenção e combate aos incêndios florestais teve início com a primeira reunião do Comitê Estadual de Gestão do Fogo na quinta-feira (22). Durante a reunião, o Comitê instituiu a criação de quatro câmaras técnicas para melhorar as ações de combate ao fogo no Estado.

"Estes comitês ficam responsáveis pela criação de procedimentos, planos e normas para que as ações de prevenção e combate aos incêndios sejam ainda mais eficientes. Os comitês serão formados por especialistas na área, que estão divididas entre os pilares fundamentais de combate ao fogo: prevenção, preparação, resposta e responsabilização", disse o secretário executivo da Sema e presidente do Comitê, Alex Marega.

Além destas, já existe a câmara técnica de queima prescrita, responsável pela criação de normas e definição de técnicas para a realização da ação preventiva. A resolução que regulamenta as quatro novas câmaras será publicada pela Sema nos próximos dias.

"Em 2024, tivemos um cenário climático crítico, com poucas chuvas e uma seca severa, mas devido ao trabalho integrado do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos estaduais e federais conseguimos diminuir o impacto das chamas. Começamos mais cedo os trabalhos do Comitê neste ano para desenvolver as melhores ações e estratégias contra o fogo", explicou.

Dados divulgados pelo MapBiomas e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), nesta semana, apontam que Mato Grosso, Pará e o Tocantins responderam por mais da metade (55%) da área queimada no país em todo o ano passado. Pará foi o estado que mais queimou no ano passado, com 7,3 milhões de hectares ou 24% do total nacional. Em seguida vêm Mato Grosso e Tocantins, com 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/466785/visualizar/