Conama devolve zoneamento de Mato Grosso para ajustes técnicos
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, informou, ao Olhar Direto, que o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) devolveu o projeto de Zoneamento Sócio Ecológico e Econômico (ZSEE) de Mato Grosso para ajustes técnicos.
“O texto precisa de reparos, pois da forma que está provavelmente não será aprovado pelos técnicos do Conama. Precisamos reunir novamente o grupo que discutiu o zoneamento, tanto da iniciativa privada quanto a pública, para analisar e fazer os reparos apontados”, disse Rui Prado.
Segundo o presidente da Famato, entre os apontamentos do Conama está a metodologia usada para construir a Lei e problemas com resolução de mapas. “Também tem a questão da diminuição ou não da reserva legal na área de floresta”, disse Prado.
Quando da aprovação da Lei na Assembleia Legislativa, os setores da sociedade ligados ao meio ambiente criticaram o texto, dizendo que o ZSEE atendia somente aos interesses políticos.
A AL realizou dezenas de audiências públicas em 2009 e 2010 em várias regiões do Estado. Elas serviram para captar os anseios do produtor rural com relação ao zoneamento. Entre os pedidos dos agricultores estavam a manutenção de áreas abertas como consolidadas – o que era criticado por ambientalistas.
Comentários