Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Quarta - 03 de Setembro de 2025 às 18:15
Por: Nathânia Ortega | Primeira Página

    Imprimir


Depois de meses de espera, chegou a notícia que muitos concurseiros jurídicos aguardavam. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) autorizou a nomeação de 214 candidatos aprovados no concurso de 2024. A decisão foi assinada nessa terça-feira (2) pelo presidente do TJ, o desembargador José Zuquim Nogueira.

Com a autorização, os aprovados poderão enfim iniciar a carreira no serviço público. As nomeações também vão respeitar as cotas previstas em edital para pessoas com deficiência, negros e indígenas, garantindo mais diversidade dentro do Judiciário.

Cerca de 214 vagas serão preenchidas no Judiciário. (Foto: Alair Ribeiro/Comunicação TJMT)Cerca de 214 vagas serão preenchidas no Judiciário. (Foto: Alair Ribeiro/Comunicação TJMT)

Os 214 aprovados vão ocupar diferentes cargos no Judiciário. Serão 80 analistas judiciários, 20 analistas de Tecnologia da Informação, 42 técnicos judiciários e 72 oficiais de justiça. Dentro das vagas de analista, 6 serão para Contabilidade e 4 para Direito.

Em Cuiabá, os novos servidores vão reforçar áreas estratégicas, com 10 vagas no Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias, 15 na Central de Processamento Eletrônico (CPE) e 12 em outras unidades da Comarca.

JMT convoca aprovados em concurso. (Foto: TJMT)JMT convoca aprovados em concurso. (Foto: TJMT)

Para cumprir as regras de cotas previstas no edital, destinadas a pessoas com deficiência, negros e indígenas, o Tribunal realizou um sorteio entre as 22 vagas de oficial de justiça. O resultado foi divulgado durante o andamento do concurso e garantiu que as reservas fossem respeitadas.

A quantidade de vagas para cada cargo foi definida a partir de vários critérios, como: número de unidades em cada comarca, média de processos recebidos entre 2022 e 2024, taxa de congestionamento, processos pendentes em 2025 e quantidade de servidores já em atividade.

Antes de autorizar as nomeações, o TJ também fez um estudo de orçamento e confirmou que existem recursos financeiros suficientes para a convocação dos 214 aprovados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/469231/visualizar/