Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Julho de 2012 às 11:05

    Imprimir


O município de Tangará da Serra está mobilizado contra as queimadas urbanas e rurais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmea) lançou na semana que passou a campanha “Tangará contra as queimadas”, que consiste em trabalhos de conscientização e fiscalização em todo o perímetro urbano e na zona rural.

Sob o slogan “Não deixe o futuro virar fumaça”, a campanha tem origem numa iniciativa do ex-titular da Semmea, Francisco Dantas Garcia, que há poucos dias passou o cargo ao atual titular da pasta, Luiz Alberto Pereira, que, por sua vez, dá continuidade aos trabalhos anunciando intensificação. Com a chegada de Pereira na Semmea, Francisco Dantas passa a se dedicar exclusivamente à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).

Os trabalhos de fiscalização da campanha estão sob coordenação do biólogo Gabriel Neia Eberhardt e envolvem toda a equipe da Semmea, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). “Haverá rigor na fiscalização e contaremos também com o apoio da Vigilância Sanitária”, observa Eberhardt.

Segundo o biólogo, a Semmea trabalha na montagem de um banco de dados com os números e estatísticas das queimadas e mapeamento das áreas de maior incidência da infração. Com o diagnóstico obtido a partir dos dados coletados, a secretaria passará a realizar operações pontuais nas áreas de risco e nas ocorrências de queimadas.

CONSCIENTIZAÇÃO - As ações de conscientização da campanha “Tangará contra as queimadas” acontecerão junto à população através de mutirões e blitz nos bairros e na região central da cidade. Também haverá um criterioso trabalho nas escolas, através de palestras a alunos e trabalhos com professores na condição de agentes multiplicadores.

Vale lembrar que as queimadas na área urbana são proibidas durante os 12 meses do ano, enquanto na zona rural a proibição se dá principalmente no período crítico da estiagem, entre julho e setembro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/46975/visualizar/