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Segunda - 11 de Novembro de 2013 às 17:27

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As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), avançaram 34,4% desde a assinatura da ordem de serviço – em dezembro do ano passado – até setembro deste ano. O número é da própria Infraero, que tem feito levantamentos do ritmo de obras nos terminais para atender à demanda da Copa do Mundo de 2014 nas cidades-sede. Mas, a cerca de quatro meses do prazo final do contrato e ainda sem sequer ter atingido metade do que previa o projeto, a Infraero já prevê para janeiro a inauguração dos novos setores de embarque, desembarque e estacionamento.


 
O percentual de execução das obras até o momento foi calculado pela Infraero com base em medições da execução do projeto de reforma e ampliação, licitado por mais de R$ 77 milhões - mas que deverá atingir valor final de até R$ 115 milhões, segundo o superintendente regional da instituição para a região Centro-Oeste, Gustavo Schild.


 
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também divulgou ao longo deste ano relatórios referentes aos avanços nos empreendimentos da Copa em Mato Grosso.


 
No último deles, com dados obtidos nas medições em julho, constatou que as obras do aeroporto haviam atingido 22,5% de execução. O ritmo dos trabalhos era de pouco mais de 3,2% por mês, o que chegou a gerar atraso estimado em até 120 dias, segundo o TCE.


 
Já de acordo com Schild, os atrasos são normais de grandes empreendimentos de engenharia. Foram necessárias adequações ao projeto quando ele já estava em fase de execução, com 400 operários trabalhando em dois turnos.


 
Porém, os contratempos não devem comprometer a entrega das obras para a Copa, diz Schild. Tanto que as novas áreas de embarque e desembarque de passageiros, bem como o novo estacionamento em frente ao terminal, deverão ser entregues em janeiro.


 
Em março, a expectativa do superintendente é de encerrar o trabalho de adequação da parte antiga do terminal, com a retomada do funcionamento de alguns órgãos públicos inclusive, e a junção da ala – que atualmente concentra todos os serviços e setores do aeroporto – com a nova estrutura, a qual deverá dobrar o espaço de circulação de passageiros.





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