Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 11 de Novembro de 2013 às 17:08

    Imprimir


Reprodução/facebook.com
Desde às 0h de domingo (10) a população do Acre e de parte do Amazonas teve que atrasar o relógio em uma hora, ficando com duas horas a menos em relação a Brasília e três durante o horário de verão.  Em sua página no facebook, o governador do Acre, Tião Viana (PT-AC) reclamou da mudança, na manhã desta segunda-feira (11).


 
"Sensação esquisita de estar levantando com atraso. Na academia a reclamação aos que atrasaram a hora foi geral", comentou Viana. Quando senador da república, ele foi autor da lei nº 11.662 que alterou o fuso, em 2008, para uma hora de diferença em relação a capital federal. Ele defendia a mudança de horário por acreditar que a diferença de duas horas prejudicava o estado economicamente e culturalmente.


 
Na época, a lei causou polêmica, por ter sido imposta sem consulta prévia da população. Um referendo foi realizado em 2010 e, pela apuração dos votos válidos, 56,87% dos eleitores acreanos manifestaram o desejo pelo retorno do fuso horário vigente antes da lei de Tião e 43,13%% votou pela permanência. Somente três anos depois, o fuso foi restabelecido, de acordo com a vontade popular.


 
Entenda


 
Até 1913, o Brasil possuía apenas um único fuso horário. Com a sanção da Lei 2.784, pelo presidente Hermes da Fonseca, o território nacional foi dividido em quatro fusos seguindo o Meridiano de Greenwich como referência.


 
O Acre e parte dos estados do Amazonas e Pará já possuíam o fuso horário de menos duas horas em relação à hora Brasília — que aumentava para três durante o horário de verão. Houve mudança em 2008, após a aprovação da lei nº 11.662, de 24 de abril de 2008. Em 31 de outubro deste ano, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que restabelece o fuso anterior.




Fonte: Do G1 AC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/4714/visualizar/