Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Julho de 2012 às 12:33

    Imprimir


ILUSTRAÇÃO
Representantes de órgãos estadual e federal de Segurança e Meio Ambiente estiveram reunidos, em Cuiabá, na segunda-feira (2), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O motivo da reunião foi a discussão sobre a efetivação da parceria no trabalho integrado de fiscalização e monitoramento para coibir e repreender a extração irregular de madeira em Mato Grosso.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, explicou que a reunião serviu para definir um plano de ação estratégica, onde estivessem definidas a parcela de ação e responsabilidade de cada um dos órgãos no processo de integração. A reunião foi realizada após veiculação de imagens da prática de extração irregular de madeira na região de Cláudia e União do Sul, no Norte de Mato Grosso.

"As operações integradas serão realizadas nas regiões onde foram detectados indícios de extração ilegal de madeira, acobertadas por aqueles que trabalham com o beneficiamento da madeira. A Sema sempre esteve atenta ao monitoramento da extração de madeira, em parceria com o Ibama", salientou o secretário ao informar que essa força tarefa atuará em relação à questão administrativa, criminal e também fazendária (sonegação de impostos).

A superintendente do Ibama no Estado, Cibele Ribeiro, disse que a distribuição de competências em razão da LC 140/2011 já foi alvo de discussões anteriores, tendo sido definidas as áreas de abrangência e competência em relação a fiscalização entre Sema e Ibama. "Não há qualquer impedimento para atuação em conjunto, dos dois órgãos".

De acordo com a superintendente, o trabalho de inteligência do Ibama já deu inicio às análises que motivaram a operação em Claudia e União do Sul, quando os agentes lotados na Gerência do Ibama em Sinop observaram a movimentação anormal de créditos oriundos dos planos de manejo das duas regiões. "O Ibama, continuará com o trabalho de monitoramento e fiscalização da madeira extraída de maneira irregular e outros rastreamentos com a utilização de chips, deverão ocorrer no Estado".





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47224/visualizar/