Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 05 de Julho de 2012 às 09:38
Por: Vania Costa

    Imprimir


A partir do ano de 2013 o dia 07 de abril vai ser condecorado por ações, campanhas de esclarecimentos da importância do diagnóstico precoce do HIV, o vírus da AIDS. A Lei n°9.770, que institui “Dia Estadual do Diagnóstico Precoce do HIV” é de autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). A Lei foi sancionada pelo governador em exercício Francisco Daltro (PMDB), no dia 28 de junho deste ano.

De acordo com o autor, apesar do HIV ser hoje o vírus mais conhecido pela ciência, as pessoas portadoras ainda sofrem com um grande problema, que afeta a qualidade de vida: o diagnóstico tardio da AIDS. “Muitos pacientes são diagnosticados já na fase avançada da doença, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV. O diagnóstico tardio do HIV impede que pessoas com AIDS cheguem à rede pública de saúde para tratamento. Muitas morrem antes mesmo de receber diagnóstico ou poucos dias após o resultado dos exames”, afirmou o deputado.

O presidente de direitos humanos, disse que apesar dos avanços, a AIDS ainda tem impacto muito grande na saúde pública, e na vida de muitas pessoas. “A condição da pessoa vivendo com HIV melhorou muito em relação ao que era antes, mas ainda temos muito que fazer”, salientou.

Emanuel Pinheiro informou que a Organização Mundial da Saúde diz que nos próximos cinco anos as mortes por AIDS podem diminuir 20% se o tratamento começar mais cedo.

Pinheiro chama a atenção para a importância de os médicos especialistas como ginecologistas, pneumologistas, pediatras, neurologistas, gastroenterologistas e clínicos gerais estejam mais atentos às manifestações clínicas mais comuns associadas à AIDS e solicitem o teste anti-HIV. “O papel dos médicos é fundamental, na detecção precoce da infecção pelo HIV. Os profissionais de saúde em geral devem incentivar que as pessoas façam o teste e facilitar o acesso”, apontou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/47241/visualizar/