Paralisação faz BC deslocar mesa de operação de títulos no Rio
Uma paralisação dos funcionários levou o Banco Central a deslocar hoje os trabalhos do Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto), responsável pelas operações com câmbio e com títulos públicos, para uma sala de contingência que fica no prédio da Ambima (Associação das Entidades do Mercado de Capitais) no Rio de Janeiro.
A manifestação foi organizada pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), que junto com outros sindicatos de servidores fazem hoje uma série de paralisações do funcionalismo público federal. Eles reivindicam aumento salarial para a categoria, que está com salário congelado há quatro anos.
Foi do prédio da Ambima que o BC vendeu hoje contratos de swap cambial, operação que equivale a uma venda futura de dólares, utilizada normalmente para conter a pressão de alta da moeda americana.
Segundo o BC, apesar da mudança de endereço, os trabalhos funcionaram normalmente e não tiveram consequência nas operações rotineiras do mercado de capitais. O BC afirma que não houve piquete dos sindicalistas e que preferiu fazer a mudança de endereço por precaução.
Comentários