Movimento Pró-Logística realiza simpósio que apresenta o potencial da região norte do estado e a importância das hidrovias
Viabilidade das hidrovias em MT será discutida em Brasília
O Movimento Pró-Logística realizará o Simpósio Hidrovias do Norte de Mato Grosso na próxima terça (3), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é apresentar aos empresários e legisladores federais o potencial da região Norte de Mato Grosso e como as hidrovias do Teles Pires e do Arinos-Juruena-Tapajós poderão melhorar o escoamento da safra de grãos de Mato Grosso.
O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, frisa que o modal de transporte por meio de hidrovias é “a carta de alforria dos produtores rurais”. “Precisamos diversificar a forma de escoar a safra de grãos de Mato Grosso, pois não temos mais como transportar somente pelas rodovias, que já estão saturadas, um bom exemplo disto é a BR-163, que quando estiver concluída já estará com sua capacidade ultrapassada”, disse.
Um estudo da empresa Macrologística apontou que o trecho da BR-163 entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Diamantino, por exemplo, já estava com sua capacidade de escoamento saturada em 2008, transportando 520% a mais do que deveria. No pico da safra, que é o segundo trimestre do ano, poderia escoar 1,3 milhão de toneladas, mas transportava sete milhões de toneladas. Em 2020, se não ocorrerem mudanças nos modais, serão transportados 12,1 milhões de toneladas somente por este trecho.
Um porto em Cachoeira Rasteira, no município de Apiacás, região Norte do estado, poderia solucionar parte do problema de escoamento, por exemplo. Segundo Edeon Vaz Ferreira, coordenador do Movimento Pró-Logística, somente por este local seria possível escoar uma produção de 42 milhões de toneladas. A área de atuação do porto seria um raio de 600 quilômetros partindo do município pelo rio Tapajós.
Com esse novo porto, o impacto também seria econômico, pois o preço do frete reduziria quase pela metade. Para escoar a safra pelo porto de Santarém (PA), o frete cobrado é de R$ 110 por tonelada. Com a hidrovia, o valor reduziria para algo em torno de R$ 56 por tonelada.
Serviço – O simpósio acontece no dia 3 de julho, das 14h às 17h30, no Auditório Freitas Nobre, Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado Homero Pereira, presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes da Câmara fará a abertura do evento. Na sequência, será realizada palestra sobre os corredores de escoamento da produção em Mato Grosso pelo Movimento Pró-logística. Representantes do Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional das Águas (ANA) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) também farão apresentações.
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