Repórter News - reporternews.com.br
Cuiabá: secretaria restringe tráfego de carretas durante o dia
A partir de julho, os caminhões de carga passam a ter o acesso restrito na área central de Cuiabá, bem como aos bairros que são usados como rota alternativa para as obras da Copa do Mundo de 2014. "Essa também é mais uma cobrança da Comissão de Trânsito da OAB-MT que, com o apoio da SMTU, dará bons resultados para o trânsito de Cuiabá", disse o presidente da Cotran, Thiago França.
Os caminhoneiros que não respeitarem as novas regras podem ser penalizados com advertência, multa e apreensão, bem como remoção do veículo. No caso da empresa que se utiliza do serviço, pode ter os alvarás de licença e funcionamento cassados.
A primeira lei de restrição foi aprovada em janeiro de 2010 e mudanças no texto foram propostas, alterando as regras, publicadas novamente em setembro de 2011. Ela entrou em vigor, mas não chegou a ser aplicada. Na ocasião, a gestão municipal alegava não ter recursos para instalar as placas de sinalização.
Veículos com peso total bruto de até 10 toneladas serão permitidos em todos os locais. Já os com 24 toneladas, terão horários para entrar em áreas como a centro histórico e as principais vias do aglomerado urbano. Apenas no Distrito Industrial, o trânsito das carretas (acima de 24 toneladas) pode ser feito a qualquer horário.
Sinalização - De acordo com a SMTU, a sinalização já está instalada na BR-163, próximo à entrada para Campo Verde, e também na MT-251, rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá à Chapada. Também serão instalados painéis nas Rodovias dos Imigrantes, Palmiro Paes de Barros e no Trevo do Lagarto.
Equipes de agentes serão colocadas na entrada da cidade para evitar que os caminhões tenham acesso a área central. A SMTU também vai solicitar apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar na fiscalização.
Os caminhoneiros que não respeitarem as novas regras podem ser penalizados com advertência, multa e apreensão, bem como remoção do veículo. No caso da empresa que se utiliza do serviço, pode ter os alvarás de licença e funcionamento cassados.
A primeira lei de restrição foi aprovada em janeiro de 2010 e mudanças no texto foram propostas, alterando as regras, publicadas novamente em setembro de 2011. Ela entrou em vigor, mas não chegou a ser aplicada. Na ocasião, a gestão municipal alegava não ter recursos para instalar as placas de sinalização.
Veículos com peso total bruto de até 10 toneladas serão permitidos em todos os locais. Já os com 24 toneladas, terão horários para entrar em áreas como a centro histórico e as principais vias do aglomerado urbano. Apenas no Distrito Industrial, o trânsito das carretas (acima de 24 toneladas) pode ser feito a qualquer horário.
Sinalização - De acordo com a SMTU, a sinalização já está instalada na BR-163, próximo à entrada para Campo Verde, e também na MT-251, rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá à Chapada. Também serão instalados painéis nas Rodovias dos Imigrantes, Palmiro Paes de Barros e no Trevo do Lagarto.
Equipes de agentes serão colocadas na entrada da cidade para evitar que os caminhões tenham acesso a área central. A SMTU também vai solicitar apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar na fiscalização.
Fonte:
Só Notícias com assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/48201/visualizar/
Comentários