A agência de classificação de risco Moody"s rebaixou as avaliações de 15 bancos, que incluem Bank Of America, Citigroup, Goldman Sachs, JPMorgan e Morgan Stanley. O rebaixamento, de um a dois degraus na maioria dos casos, afeta também nove bancos europeus, entre eles o alemão Deutsche Bank, o francês BNP Paribas, o suíço Credit Suisse e o Royal Bank of Canada.
A Moody"s afirmou na noite desta quinta-feira que rebaixou a nota dos bancos a longo prazo, já que as perpectivas de rentabilidade e crescimento das instituições estão encolhendo. A agência disse ainda que estava especialmente preocupada com bancos com capital de mercado significativo e que desde fevereiro já analisava esta medida.
O rebaixamento significa que ficará mais caro para os bancos arrecadarem dinheiro com a venda de títulos. Isso ocorre porque os investidores exigem juros maiores porque os papéis se tornam mais arriscados.
Nesta quinta-feira, já havia expectativa de que a agência rebaixasse os ratings de muitos dos maiores bancos do mundo. A Moody"s disse que divulgará até o fim de junho as revisões dos ratings de 17 bancos, incluindo rebaixamentos significativos para muitos deles.
Com informações da AP, Efe e Reuters
Comentários