Mais de 200 mil crianças devem ser vacinadas na primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite, que começa neste sábado (16) em todo o estado e vai até o dia 6 de julho. A meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é vacinar 244.666 crianças durante a primeira fase da campanha.
De acordo com a secretaria, todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas na primeira etapa. Ao todo, segundo a pasta, 815 locais de vacinação, como postos de saúde e policlínicas estarão participando da campanha.
Nos municípios de difícil acesso serão oferecidos 295 veículos para vacinação no dia 16 de junho. Ainda de acordo com a SES, o estado recebeu 350 mil doses da vacina. A campanha nacional de vacinação contra poliomielite, para evitar a ocorrência da paralisia infantil, é realizada todos anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Vacina
A vacina contra a pólio se destina a todas crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença. O país não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1989.
Comentários