Juízes alegam sobrecarga e cobram instalação de mais uma Vara Federal
Foto: Divulgação
Juízes federais da subseção da Justiça Federal em Rondonópolis cobraram do Tribunal Regional Federal (TRF) a instalação da 2ª Vara Federal na cidade devido ao acumulo de processo. Um documento traçando as dificuldades dos magistrados foi entregue ao presidente do TRF, desembargador Mário César Ribeiro.
Em Rondonópolis tramitam 10 mil processos enquanto que a capacidade da vara federal é de quatro mil processos. A cada ano pelo menos 1.800 processos deixam de ser analisados. “A média mensal de distribuição em Rondonópolis é de 477 processos contra uma produtividade média de 314. Diariamente, enquanto dez processos são julgados, 15 novos são distribuídos”, explicou o diretor da subseção de Rondonópolis, Francisco Alexandre Ribeiro.
O presidente da Frente Parlamentar Mista para o Aperfeiçoamento da Justiça Brasileira, deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), teve acesso ao material elaborado pelo diretor da Subseção de Rondonópolis e encaminhou ao TRF documento reafirmando a necessidade da implementação dessa unidade.
“A economia de Rondonópolis representa mais de 15% de toda a riqueza que é produzida em Mato Grosso. A cidade está se desenvolvendo rapidamente e é preciso dar suporte ao município e a população. Uma justiça de qualidade é primordial para um crescimento ordenado”, afirma Fagundes
Comentários