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Setor de Água e Esgoto lidera ranking de reclamações no mês de maio junto ao PROCON Estadual
Segundo banco de dados do PROCON Estadual constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de maio foram instaurados o total de 1.567 (um mil, quinhentos e sessenta e sete) procedimentos, tendo o setor de serviços essenciais destacado em primeiro lugar em reclamações.
O setor de Serviços Essenciais foi responsável por (504) registros no órgão estadual de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, ficando (147) reclamações para água e esgoto, (143) para energia elétrica e (115) reclamações para telefonia celular.
Setor de Produtos ficou em segundo lugar com (399) reclamações, sendo (88) para aparelho de telefone, (32) para produtos de informática e (32) para móveis de quarto. Em terceiro lugar, ficou o setor financeiro com (314) reclamações, os bancos comerciais com (158) reclamações, (38) reclamações sobre cartão de crédito e (23) reclamações para cartão de loja.
Serviços Privados com (292) reclamações ficou em quarto lugar. O setor de eventos (Festas, Buffet, Formatura, Show e etc.) registrou (56) reclamações, os fornecedores de TV por assinatura com (54) e Informática com (44) reclamações.
O setor de saúde registrou (33) reclamações no PROCON-MT, ocupando assim, o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores de alimentos e habitação. Juntos, os dois setores apresentaram (25) reclamações no mês de maio de 2012.
Em comparativo ao mês de maio de 2011, foram registradas o total de (952) reclamações, o que demonstra aumento do número de consumidores que estão procurando o órgão para fazer suas reclamações.
“O aumento da demanda demonstra um público consumidor cada vez mais consciente de seus direitos, servindo de alerta para que os fornecedores cumpram a lei e, na hipótese de ocorrer problemas os mesmos devem procurar resolver junto ao próprio consumidor, a fim de evitar a ação repressiva do órgão fiscalizador, ressaltou a Superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza”.
Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.
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