Republicano não é o primeiro vereador a assumir em Rondonópolis
O presidente da Câmara de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), não será o primeiro vereador a assumir a prefeitura na história do município. Em 31 de janeiro de 1959, o engenheiro Luthero Lopes tomou posse como prefeito da cidade. Entretanto, apesar de eleito, pouco tempo depois entrou em descompasso administrativo e se licenciou cedendo lugar a seu vice Lauro Mendes.
Este, por sua vez, também não conseguiu se manter à frente do Executivo municipal e acabou renunciando ao cargo. Com isso, o presidente da Câmara de Vereadores na época, vereador Antônio Joaquim Alves, o “Antonio Abóbora”, assumiu a prefeitura e permaneceu no cargo até a próxima eleição.
Em 1963, o engenheiro civil Sátiro Pohl Moreira de Castilho foi eleito novo prefeito do município e exerceu sua função durante os quatro anos previstos.
No entanto, apesar de não ter se mantido no cargo, Luthero marcou a trajetória da cidade e acabou sendo homenageado. O estádio do município recebeu o nome de Estádio Engenheiro Luthero Lopes.
Além disso, outro fato intrigante acontece com a Vice-prefeitura. A primeira mulher eleita como vice em Rondonópolis foi Marília Salles, que foi cassada em abril deste ano, juntamente com o prefeito José Carlos do Pátio, por abuso de poder econômico.
No entanto, mesmo com a perda de mandado, uma mulher deve permanecer no cargo. Isso porque Ananias também traz em sua chapa uma vice, a jornalista Valéria Bevilacqua. (KA)
Comentários