Controladoria: Barra do Bugres serve de modelo para AMM
O sistema implantado pela controladoria da Prefeitura de Barra do Bugres na atual gestão serviu de modelo para a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O controlador David Marques de Queiroz foi convidado para colaborar na implantação do sistema na entidade e esteve na AMM no mês de maio.
David é controlador da Prefeitura desde 2008. Em 2009 assumiu a chefia do departamento, cargo que ocupou até outubro de 2011. O sistema que serviu de modelo para a AMM foi implantado no período em que David ocupou a chefia.
De acordo com David, o convite representa o reconhecimento de um trabalho realizado e que deu certo. “Ainda faltam alguns detalhes para implantar, mas o importante é fazer um plano chamado Planejamento Anual de Auditoria Interna (PAAI) para que possam ser feitas as devidas orientações, correções e fiscalizações”, comenta David.
Conforme o controlador da AMM, Noídes Cenio da Silva, o trabalho que David fez foi o de ajudar a organizar o controle interno da associação. “Barra do Bugres foi referência no início dos trabalhos e por isso convidamos David para nos orientar”, destacou Noídes.
Entre as obrigações da controladoria, coforme a Lei 020, Artigo 3, estão a de auxiliar e orientar o prefeito, acompanhar a administração nas contas de gestão e de governo e fiscalizar a estrutura. Todos os dados levantados pelo controle interno são solicitados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) durante as auditorias.
Comentários