Repórter News - reporternews.com.br
Filme denuncia calor em duas escolas de Cuiabá
Um documentário produzido por estudantes das escolas estaduais Liceu Cuiabano e Presidente Médici, em Cuiabá, cobra da Secretaria de Educação (Seduc) o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. Os equipamentos já foram instalados mas, segundo os alunos, ainda são apenas “enfeites de mau gosto”.
A ideia surgiu de uma reunião entre representantes do grêmio estudantil das duas escolas, que estão entre as maiores e mais bem estruturadas de Cuiabá. A mobilização começou dentro das escolas e foi parar nas redes sociais.
O estudante Caio Bertoni, 17 anos, cursando o 2º ano do ensino médio, é um dos idealizadores do documentário, que foi postado no site Youtube relatando que os aparelhos foram instalados em fevereiro deste ano e nunca funcionaram.
Caio pediu a ajuda de um amigo publicitário com experiência em vídeos. Juntos, eles foram até os colégios para gravar as imagens e entrevistar os estudantes. Nas entrevistas, os colegas reclamam do calor nas salas de aula.
"A direção fez uma pressão e não autorizou a gravação, mas no vídeo não citamos o nome da instituição e censuramos os uniformes", lembra.
"Compartilhei o vídeo em várias redes sociais, já que é um meio muito utilizado pelos jovens e de grande alcance. Está no Facebook, Twitter e Whatsapp", disse. Até a tarde de ontem o vídeo tinha 640 visualizações e mais de 200 compartilhamentos.
No Médici, Thayná Brito Ferreira, de 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, diz que não encontrou nenhuma restrição, e que o filme está tendo o apoio da direção do colégio.
Segundo a estudante, uma reunião foi feita com engenheiros da Seduc para decidir o que seria feito, uma vez que o colégio não possuía instalação elétrica. A situação é a mesma no Liceu Cuiabano.
"A reunião aconteceu há quatro meses e o engenheiro disse que em 75 dias a instalação estava pronta, mas até agora nada aconteceu", relata a estudante. Uma manifestação está marcada para hoje na Praça Alencastro.
OUTRO LADO - A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação informou que já repassou para as escolas os valores relacionados ao Programa Dinheiro na Escola (PDE) Climatização, voltado para a melhoria das instalações elétricas e funcionamento dos condicionadores de ar.
O diretor do Liceu Cuiabano, Alceu Trentin, confirmou o recebimento da verba e que dentro de alguns dias uma empresa dará início aos trabalhos.
A reportagem entrou em contato com a direção da escola Presidente Médici, mas não houve retorno. (YR)
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/5022/visualizar/
Comentários