Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 05 de Junho de 2012 às 19:10

    Imprimir


O grupo empresarial de carne bovina, JBS-Friboi, iniciou um diálogo com pecuaristas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O presidente eleito da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT) afirma que a iniciativa do grupo demonstra interesse em dirimir o conflito existente entre a indústria e os produtores rurais. O parlamentar participou da reunião entre os empresários, outros parlamentares e entidades, ocorrida em São Paulo-SP, nessa segunda-feira (04.05).

Segundo Homero, a criação de uma agência reguladora da carne foi uma das ações propostas durante o encontro. “O setor da carne é estratégico para o país, é importante que tenhamos uma agência regulando o mercado no modelo da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)”, ponderou o presidente da FPA.

Outra ideia é a constituição de um Fundo Garantidor com a participação de entidades, frigoríficos e poder público. Este instrumento deverá ter capacidade de garantir operações de crédito e amortecer o impacto negativo provocado no mercado com fechamento de unidades frigoríficas, conforme informa o deputado Homero.

“Temos em Mato Grosso, o Fundo de Apoio a Bovinocultura de Corte (Fabov), com participação do governo, indústria e entidades do setor. O Fabov é um instrumento de fomento, administrado por um conselho gestor, e pode servir de modelo para a criação de um instituto nacional”, explicou. 

Todavia, destaca o presidente da FPA, que a maior conquista obtida na reunião foi boa vontade do JBS em construir uma ponte com o produtor.

“A indústria precisa do produtor e vice-versa, a relação precisa ser de ganha-ganha. Do contrário, o mais prejudicado sempre é a ponta mais frágil desta cadeia, o consumidor. A FPA estará acompanhando de perto todas as discussões que seguirão de agora em diante”, frisou Pereira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/50300/visualizar/