Governo nomeia 20 agentes prisionais para Lucas e Peixoto de Azevedo
O governo do Estado nomeou mais servidores do concurso de 2009 para compor o quadro funcional do Sistema Penitenciário. Ato do governador Silval Barbosa, publicado no Diário Oficial, de quarta-feira (30), convoca 20 agentes prisionais para os municípios de Lucas do Rio Verde e Peixoto de Azevedo.
Os seis últimos classificados no concurso foram chamados para assumirem as funções de agente em Lucas do Rio Verde. Já em outro documento, contempla 14 aprovados para Peixoto de Azevedo. Os novos servidores tem prazo de 30 dias para tomarem posse e mais 15 dias, a partir da posse, para assumirem as funções. Visando acelerar o ingresso, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) está em contato direto com os nomeados. Todos passarão por capacitação junto a Escola Penitenciária.
De acordo com o planejamento da Sejudh, os agentes de Peixoto de Azevedo serão relocados temporariamente para Lucas do Rio Verde, onde deverão exercer a atividade profissional no Centro de Detenção Provisória (CDP) recém construído pelo município.
O atendimento à população carcerária em Lucas do Rio Verde será transferido da antiga Cadeia Pública para o novo CDP. Providências para equipar a unidade e dotar o quadro funcional para a nova demanda estão em curso pela Sejudh. Além da nomeação dos agentes foram adquiridos uniformes e colchões para os reeducandos.
A construção do CDP tem contrapartida do Estado no valor de R$ 300 mil. O valor está disponível, porém ainda não foi repassado porque houve mudança no objeto do convênio entre o governo do Estado e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O recurso do Estado seria aplicado na construção do muro na unidade prisional, obra que acabou sendo executada pela própria prefeitura. Conforme tratativas entre as partes os valores serão aplicados agora na construção de instalações para atendimento de saúde dos reeducandos.
A elaboração do projeto da obra como também do novo convênio encontram-se em adiantado estágio junto aos trâmites administrativos e técnico.
Comentários